Tianguá recebe novo Centro de Educação Infantil para fortalecer atenção à Primeira Infância

13 de maio de 2022 - 13:05 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes Fotos

Estado alcança a marca de 85 CEIs entregues para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos

A cearense Maria Eduarda Oliveira, de 2 anos, descobre as possibilidades e cores do aprender brincando ao lado de outras crianças no distrito de Pindoguaba, em Tianguá, na Serra da Ibiapaba. Uma jornada lúdica oportunizada pelo Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, com a entrega do Centro de Educação Infantil (CEI) Suziane Silva de Lima, realizada na manhã desta sexta-feira (13).

A inauguração fez parte da agenda da governadora Izolda Cela em Tianguá nesta sexta-feira. Também estiveram presentes a secretária-executiva da Educação do Ceará, Jucineide Fernandes, representando a titular da pasta, Eliana Estrela; o prefeito de Tianguá, Luiz Menezes; e outras autoridades.

 

Izolda Cela destacou que, para o Brasil ser uma pátria gentil com todos, é necessário fortalecer ações para a Primeira Infância. “É muito legal ter um CEI bem bonito e equipado aqui. Concordo muitíssimo de trazer equipamentos da melhor qualidade para o interior do município. As pessoas que moram nas localidades e distritos merecem esses equipamentos. Vamos seguir nesse compromisso de garantir o bom atendimento às crianças pequeninhas e suas famílias. Disso depende o nosso futuro”, destacou Izolda Cela.

A fase atual de Maria Eduarda é acompanhada de perto pela mãe, a agricultora Maria Leidelene Silva, 34. “Eu não tive essa oportunidade. Para mim, é uma honra muito grande ter essa chance [CEI] no meu distrito para a minha primeira filha. Eduarda é muito desenvolvida”, disse Leide.

O CEI compõe o pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, politica pública de Estado executada por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

O equipamento de Pindoguaba é o quarto implantado em Tianguá, resultado da parceria entre governos estadual e municipal. O investimento foi de R$1.383.647,33, com recursos provenientes do Tesouro Estadual e de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de contrapartida municipal. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Jucineide Fernandes, secretária-executiva da Seduc, enfatizou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios, que é uma referência em todo o Brasil. “Essa obra é importante, amplia as vagas na educação infantil, que é uma demanda ainda a superar. O CEI é todo projetado para a Infância, pensado para atender da melhor forma possível os estudantes”, complementou.

Com o CEI, as crianças de zero a cinco anos de Pindoguaba agora contam com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. Um espaço cuidado por uma equipe dedicada de professores e colaboradores dirigida pela educadora Natália Araújo.

Os outros CEIs de Tianguá estão localizados nos bairros Frecheiras, Geraldo Saraiva e Santo Antônio. Em sua fala, o prefeito Luiz Menezes agradeceu à governadora pela agenda da gestora no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na terça-feira (10), para tratar sobre o litígio envolvendo territórios entre o Ceará e o Piauí. Tianguá é uma das 13 cidades cearenses envolvidas na questão. “Esse povo está agradecendo por a senhora ter tido o encontro com a ministra [Cármen Lúcia] para tratar do litígio. Acreditamos na senhora e na força da mulher”, reforçou.

Izolda Cela falou sobre a agenda no STF, destacando o sentimento de pertencimento da população da Ibiapaba em relação ao Ceará. “Nós estamos com a firme determinação de nos movimentar de forma permanente com relação àquilo que nós consideramos o nosso bom direito, que é a defesa do nosso território cearense, a defesa dessa região da Serra da Ibiapaba, que é tão importante, rica e cearense. Essa é a nossa determinação, por diversas frentes; tem o processo judicial, que está em uma etapa inicial em termos de tramitação. Mas nós temos também outras tantas maneiras de nos manifestar e colocar essa defesa, com calma e de forma pacifica, sempre buscando o diálogo, mas de forma firme”, assegurou.

Ainda no evento, as crianças acompanharam a governadora no plantio de mudas de ipês no CEI. A educação ambiental é uma das ações que integram o Mais Infância Ceará. Até o momento, o programa já entregou 484 equipamentos que asseguram o desenvolvimento das crianças e fortalecem os vínculos familiares e comunitários no Ceará.

Homenageada

Suziane Silva de Lima nasceu em 6 de fevereiro de 1995, na localidade de Canastra, em Pindoguaba, Tianguá. Ela foi filha adotiva da professora infantil Maria do Socorro Silva de Lima, 69, e do agricultor Francisco José. Suziane era um menina alegre e esperta, de olhos castanhos abertos para o mundo. Contudo, apresentava dificuldade de aprendizagem.

A menina cursou até a 1ª série do Ensino Fundamental. Em 2003, aos oito anos de idade, Suziane foi internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral por complicações neurológicas, falecendo pouco tempo depois.

Hoje, a mãe de Suziane se sente honrada por trabalhar no CEI que, além de um sonho da comunidade, leva o nome da filha. “Com certeza minha filha está no nosso meio. Ela era uma criança dedicada e gostava muito das pessoas”, contou Maria do Socorro.