“Viva o Parque”: domingo é um ótimo dia para curtir a natureza nas UCs estaduais

13 de maio de 2022 - 16:21 # # # #

Ascom Sema

O Viva o Parque deste domingo, 15 de maio, é um convite às famílias para curtir de pertinho a Natureza. Será uma manhã especial em quatro Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, de 8h às 12h, e no Botânico, de 9h ao meio-dia.

Com programação diversificada e gratuita para todos os públicos, o Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). “Oferece aos cearenses a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas”, disse o titular da Sema, Artur Bruno. Em todas as quatro UCs, são muitas as atividades e atrações do Viva o Parque: yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

No Botânico, além do retorno das atividades do Viva o Parque, desde o último domingo, vai ter muita distribuição de mudas e todas as atrações que já existem, à exceção do pedalinho. Com seus 6 km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora, configura um convite e uma caminhada com ar puro e beleza exuberante. Com visibilidade para o espelho d’água, os quiosques proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família.

Parque do Cocó

O gestor Paulo Lira, o Parque do Cocó destaca que além das atividades do projeto e já conhecidas do público assíduo do parque, tem o Bosque do Bom Viver. “O espaço conta com um minicampo de golf, mesinhas para jogos de dama e xadrez, e uma cancha para jogar bocha”, explica. As crianças também têm um lugar especial na brinquedopraça do Cocó, uma área de 307m², com piso emborrachado anti-impacto e com 10 tipos diferentes de brinquedos.

Os visitantes e frequentadores do Cocó ainda têm a opção de navegar no Rio Cocó. Tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e o outro, de duas horas. Estes dois últimos passeios fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio, pelo telefone: (85) 9 8527 8216. Domingo e sábado, também tem arvorismo no Cocó. Esporte voltado para os que se consideram mais radicais, só poderá ser praticado por pessoas que gozem de boa saúde, com altura acima de 1,50m e pesem no máximo 100kg.Confira os horários de funcionamento do arvorismo: sábado, de 8h às 12h e de 14h às 17h, e no domingo, de 7h ao meio-dia.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada, vão coordenar as atividades. Na ARIE do Curió, como acontece todos os domingos, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

Serviço:

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.