Campanha do Hemoce no HGWA coleta 52 bolsas de sangue

16 de maio de 2022 - 11:38 # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA Texto e Fotos

A ação fez parte da “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)”, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) recebeu, na última sexta-feira (13), mais uma ação de solidariedade: uma campanha de doação de sangue promovida em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) registrou a coleta de 52 bolsas de sangue para o estoque do hemocentro.

A auxiliar administrativo do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) do HGWA, Elisangela Soares, reconhece a importância do gesto. Com sangue O-, considerado doador universal, ela doou pela primeira vez na campanha do ano passado. “Esta foi a minha segunda vez. Pra mim, virou uma questão de responsabilidade. Pretendo continuar doando sempre que possível, pois tenho consciência da diferença do meu tipo de sangue para aqueles que precisam”, diz.

Além de reunir colaboradores do hospital, a iniciativa foi aberta para voluntários que residem próximo ao HGWA. A ação fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

De acordo com o coordenador do Serviço Social do HGWA, Michel Barbosa, a ideia é que, ainda neste ano, ocorra mais uma campanha na unidade. “Nota-se que, a cada ano, vem aumentando a adesão de nossos colaboradores, o que está em sintonia com um de nossos valores: a solidariedade. É prazeroso saber que muitas vidas são salvas com esse grande gesto de amor no HGWA”, pontua.

Bolsas de sangue coletadas serão destinadas a pacientes em tratamento que precisam de transfusões

A assistente social do setor de Captação do Hemoce, Viviane Araújo, destaca que todas as doações são destinadas a pacientes em tratamento que precisam das transfusões sanguíneas. Ela lembra que o estabelecimento de parcerias junto a municípios e organizações garante o fortalecimento da doação para além dos muros do Hemoce. “O Hospital Waldemar Alcântara tem sido um importante parceiro para que possamos garantir nossos estoques seguros para quem precisar”.

Doe sangue

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do Hemoce. Antes de doar, é importante agendar um horário pelo site.