PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Serviço de hemodinâmica do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe dispõe de tecnologia avançada para atender pacientes

16 de maio de 2022 - 12:32 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Tex6to
Helene Santos Fotos

Primeiros pacientes da hemodinâmica do HRVJ, que é um marco na Regionalização da Saúde do Ceará, já serão atendidos nesta segunda-feira (16). Unidade de Saúde atende os municípios do Vale do Jaguaribe e outras regiões

Mais de 550 mil cearenses serão beneficiados com a entrega do serviço de hemodinâmica do Centro de Imagem do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. A entrega foi realizada pelo Governo do Ceará, na manhã desta segunda-feira (16), com a presença da governadora Izolda Cela, do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e outras autoridades.

Com tecnologia avançada, a hemodinâmica irá funcionar, inicialmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, recebendo pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado, com uma média de seis atendimentos por dia. Primeiros pacientes já serão recebidos nesta segunda-feira.

A governadora Izolda Cela destacou que o equipamento representa serviço de saúde com qualidade mais próximo às pessoas. “Estive na inauguração do hospital e, agora, na implantação desse importante serviço que faz a conjunção entre bons profissionais e tecnologia para avançar nos serviços. Esse é o primeiro serviço SUS com essa qualidade e dessa natureza fora de Fortaleza. Nós vamos avançar para outras regiões, com trabalho dedicado sob a coordenação do secretário Marcos Gadelha”, garantiu Izolda Cela.

O serviço une tecnologia avançada a profissionais capacitados para fazer um escaneamento da circulação sanguínea, resultando em diagnósticos complexos de cardiologia e angiologia, para prevenir e tratar doenças cardíacas e vasculares, congênitas ou adquiridas. Atualmente, 150 pacientes estão eletivos para o serviço.

O Governo do Ceará investiu quase R$ 3 milhões na implantação do equipamento, sendo R$ 2,77 milhões para os 11 aparelhos que compõem o conjunto tecnológico (sistema de hemodinâmica, aparelho de anestesia, bomba injetora de contraste, monitores, cardioversor, dentre outros), além de adequações estruturais.

Inaugurado em novembro 2021, o HRVJ contempla municípios localizados no Vale do Jaguaribe e de outras regiões. A unidade de saúde oferta serviços de ambulatório, cardiologia, anestesiologia, tomografia, raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma, hemodiálise, agência transfusional, clínica médica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No serviço especializado do Centro de Imagem já foram realizados mais de 1.700 exames, entre tomografia computadorizada, radiografia, ultrassonografia, ecocardiograma e colonoscopia.

Elvira Prudêncio, 54, mora em Fortim, no Litoral Leste, e foi encaminhada para realizar tomografia no HRVJ. Ela ficou contente com a agilidade no atendimento. “Eu gostei muito. O atendimento é muito bom. Amei”, relatou.

Ainda sobre o serviço de hemodinâmica, a expectativa é que, após essa primeira etapa, o funcionamento aconteça 24h por dia, sete dias na semana, atendendo também a urgência cardiológica, sendo a unidade regional de atenção ao infarto agudo do miocárdio.

A ação está dentro do cronograma progressivo de implantação dos serviços, anunciado na inauguração do HRVJ.

Mais saúde

Considerado um marco na Regionalização da Saúde, estratégia conduzida pela Sesa, o HRVJ dispõe ainda de dez leitos de UTI e 30 leitos de clínica médica na atenção terciária, tendo neste período internado mais 600 pacientes. A unidade também oferece ambulatório especializado em cardiologia, cirurgia geral, proctologia e anestesiologia. Em cinco meses de funcionamento, já foram realizadas mais de 1.120 consultas.

Quanto aos exames laboratoriais de análises clínicas, já se somam mais de 23.500 atendimentos realizados. Na atenção dialítica de agudos, foram realizados 434 atendimentos em terapia renal substitutiva e na hematologia são mais de 58 hemotransfusões realizadas.

Presentes

Também compareceram à visita o prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena; a secretária-executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Tânia Mara Coelho; o deputado federal Mauro Filho, o deputado estadual Antônio Granja; e lideranças locais.