Biblioteca Pública Estadual do Ceará abre inscrições para oficinas gratuitas

17 de maio de 2022 - 09:29 # # # # #

Ascom Secult

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), oferta durante o mês de maio quatro oficinas: “Dizem Que Vocês Veem Coisas – Faces dos Monstros Cearenses”, com Saulo Tiago (já ministradas nos dias 11 a 13 de maio, às 14h) e seguem com inscrições abertas as oficinas “Construção Dramatúrgica Para Histórias Infantis”, com Beto Menêis e Júnior Barreira (17 a 20 de maio, às 14h), “Escrita Criativa Anticolonial” com Caelí da Silva Gobbato” (24 a 26, às 18h) e “Re-conhecendo as literatura negro-brasilianas”, com Joaquim Ferreira, Luane Mota da Silva e Marcelo Tea (26 e 27, às 14h). Os interessados podem se inscrever via formulário on-line disponibilizado nas redes da Bece. As vagas são limitadas e as aulas acontecem no Espaço Multiuso da Bece.

Na oficina “Construção Dramatúrgica Para Histórias Infantis”, Beto Menêis e Júnior Barreira ensinarão sobre literatura, construção de dramaturgia, princípios do teatro, expressão corporal, interpretação visual, semiótica, coletividade, possibilidades, socialização, escuta, a sensibilidade, a criatividade e a imaginação. A oficina acontecerá de 17 a 20 de maio, das 14h às 18h e serão ofertadas 25 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio. Link do Formulário de Inscrição.

Caelí da Silva Gobbato, mulher negra afroindígena, ministrará a oficina online “Escrita Criativa Anticolonial” nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 18h às 21h. Caelí propõe um olhar atento sobre a célula inicial do texto – a palavra – partindo de 3 premissas: Corpo, Cotidiano e Identidade. A oficina foi construída com base no papel do corpo no ato da escrita insubmissa e na potência do olhar sobre si, sobre identidade e nossas marcas no cotidiano. Serão ofertadas 30 vagas, as inscrições estão abertas até o dia 23 de maio. Link do Formulário de Inscrição.

Já na oficina “Re-conhecendo as literatura negro-brasilianas”, acontece nos dias 26 e 27 de maio, das 14h às 17h. O coletivo de professores negros com formação em Letras, Joaquim Ferreira, Luane Mota da Silva e Marcelo Tea se propõem uma imersão através de um panorama geral da literatura de autoria negra produzidas contemporaneamente, refletir sobre oralidade e o resgate das as literaturas dos povos afrodescendentes brasilianos. As inscrições estão abertas até dia 25 de maio, sendo ofertadas 25 vagas. Link do formulário de inscrição.

Protocolo de prevenção a covid-19

Para as atividades presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.693, de 14 de abril de 2022. Caso esteja com sintomas de gripe, recomendamos que fique em casa. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço:

Bece: Oficinas Livres – Programação Maio
“Dizem Que Vocês Veem Coisas – Faces dos Monstros Cearenses”, com Saulo Tiago (11 a 13 de maio, às 14h);
“Construção Dramatúrgica Para Histórias Infantis”, com Beto Menêis e Júnior Barreira (18 a 21 de maio, às 14h);
“Escrita Criativa Anticolonial” com Caelí da Silva Gobbato”, (24 a 26, às 18h, online)
Local: Espaço Multiuso da Bece (Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE)