CBMCE participa de campanha “Maio Amarelo” para prevenção de mortes no trânsito

17 de maio de 2022 - 16:26 # # # # #

Ascom CBMCE

A 2ª Companhia do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), participou, nessa segunda-feira (16), da campanha de prevenção “Maio Amarelo”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de reduzir o número de mortes e feridos em acidentes de trânsito. As ações de promoção de saúde através do setor biopsicossocial foram realizadas no bairro Maraponga, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

Na ocasião, foram ofertados para os condutores de veículos serviços como verificação da pressão arterial, verificação da glicemia capilar aleatória, exames e indicações fisioterapêuticas de exercícios para aumentar e melhorar a capacidade respiratória, exercícios para aumentar e melhorar a capacidade funcional na execução das atividades da vida diária, além de orientações posturais e motoras.

A iniciativa, que conta com o apoio do CBMCE, é uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A campanha também conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Serviço Social do Trânsito (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

“Juntos Salvamos Vidas”

A campanha propõe uma reflexão e uma mudança de comportamento em busca de uma vida melhor e mais segura para todos. A iniciativa busca ainda destacar que, independentemente da profissão, todos podem salvar vidas no trânsito. Diante da consciência de se fazer o certo, seguir a legislação e ser prudente, seja guiando um automóvel, seja como pedestre.

Rede de apoio

O Maio Amarelo é um movimento mundial que teve início em 2011, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa. Para que o tema da ação seja colocado em prática e se torne uma realidade, a participação de toda a sociedade é fundamental.