Cineteatro São Luiz faz lançamento de livro sobre sua história, com performance da atriz Christiane de Lavor e do pianista Rafael Maia

19 de maio de 2022 - 10:46 # # # #

Ascom Cineteatro São Luiz

Na data em que comemora sua reabertura, o Cineteatro São Luiz realiza lançamento de livro que conta a história de seus mais de 60 anos. Com presença de gestores culturais do estado, parceiros, artistas e público geral, o equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) apresenta o livro “Cineteatro São Luiz”, com performance cênico-musical da atriz Christiane de Lavor e do pianista Rafael Maia, dia 25 (quarta), às 19h. O evento é aberto ao público.

Inaugurado em 1958, por iniciativa do empresário Luiz Severiano Ribeiro, restaurado em 2014 e reaberto em 25 de maio de 2015, como equipamento Secult gerido pelo IDM, o Cineteatro tornou-se local de apreciação, difusão e circulação de linguagens artísticas com a realização de espetáculos plurais e acessíveis. O projeto Cineteatro São Luiz – Fortaleza, da Terra da Luz Editorial, que dentre outros produtos, deu origem ao livro, é uma reverência à história de mais de 60 anos desse patrimônio do Ceará, um espaço de valor afetivo, simbólico, histórico e cultural cearense.

Com produção da Terra da Luz Editorial, pesquisa e texto da jornalista Ethel de Paula e fotografias de Gentil Barreira, Arquivo Nirez e Acervo do Cineteatro São Luiz, a publicação expõe recortes da trajetória de um dos mais vibrantes e importantes equipamentos culturais do país. Seu conteúdo traz bastidores, imagens marcantes e relatos de artistas, produtores culturais, gestores, espectadores e apreciadores sobre esse patrimônio cultural que tem lugar especial na memória afetiva do povo cearense.

“Esse material, riquíssimo, traz a memória afetiva desse patrimônio cultural, artístico e histórico do povo cearense. Mas traz também a trajetória de como foi reativada a programação, inserindo de novo o Cineteatro São Luiz na cena artística e cultural no nosso estado. O São Luiz é nosso!”, afirma Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Ceará.

Performance cênico-musical

No evento de lançamento, o livro e a história do Cineteatro são narrados pela atriz Christiane de Lavor, que apresenta o cerimonial com uma performance artística, acompanhada do pianista Rafael Maia. Christiane é atriz e jornalista cearense, já foi integrante do Grupo Bagaceira de Teatro, entre outros, e como jornalista, já passou pela redação de veículos como O Povo e TV Jangadeiro. Em 2020, foi apresentadora do projeto Cena São Luiz, parte da programação online do Cineteatro durante a pandemia. Rafael é diretor musical do padre Fábio de Melo e pianista oficial do Ideal Clube, circulando entre os vários nichos musicais. Já esteve em turnê com Raimundo Fagner e atua também com os músicos Marcos Lessa e Nayra Costa.

Com a presença do titular da Secult Ceará, Fabiano Piúba, e da Presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, o evento é também de comemoração. Na linha temporal mais atual, o Cineteatro apresenta sua recente trajetória de reabertura com uma produção audiovisual, que traz entrevistas e relatos sobre a travessia de reinvenções e adaptações durante a pandemia e as perspectivas de futuro do equipamento.

Na ocasião, o Cineteatro apresenta sua estreia na plataforma Google Arts & Culture, site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países, que oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o São Luiz é o primeiro equipamento da Secult, gerido pela OS, que lança sua página na plataforma.

O Projeto “Cineteatro São Luiz – Fortaleza” conta com patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Com produção da Terra da Luz Editorial, conta com apoio institucional do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar; patrocínio da 3 Corações, Morlan, Cagece e Casa Pio e apoio cultural da CDL e Fecomércio.

Serviço

Lançamento do livro “Cineteatro São Luiz”, com performance cênico-musical da atriz Christiane de Lavor e do pianista Rafael Maia
GRATUITO
Data: 25 de maio (quarta-feira)

Horário: 19h
Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)