“Gotas de amor para um mundo melhor”: unidades da Rede Sesa promovem campanha de doação de leite humano

19 de maio de 2022 - 10:29 # # # # #

Wescley Jorge, Teresa Fernandes e Bruno Brandão - Ascom HGCC | HRN | HGWA Texto
Thiago Freitas e Teresa Fernandes Fotos

Pote de 150 ml pode alimentar até dez bebês por dia

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), reforça a importância do gesto e do estímulo ao aleitamento materno. A campanha nacional deste ano, denominada Gotas de amor para um mundo melhor incentiva a solidariedade por meio da prática. A alimentação exclusiva com leite materno pode diminuir pela metade o tempo de internação de bebês em unidades hospitalares.

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 60 doadoras mantêm o estoque do alimento. O equipamento possui o Banco de Leite Humano (BLH) de referência no Estado, atendendo voluntárias 24h por dia, todos os dias da semana. “O insumo doado é usado nos hospitais para nutrir bebês internados em unidades neonatais que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Qualquer quantidade doada é importante. Um pote de 150 ml pode alimentar até dez bebês por dia”, detalha a enfermeira Andréa Quintela.

Há três meses, quando a filha da nutricionista Ana Carolina da Cunha Bessa, 26, nasceu prematuramente, a jovem buscou informações sobre o BLH. Logo depois, tornou-se doadora. “Foi o meu instinto de mãe. Minha filha nasceu com 26 semanas e não conseguia amamentar. Doar é uma forma de prolongar e estimular a amamentação da minha pequena e, agora, para outros bebês”.

Alimentação exclusiva com leite materno pode diminuir pela metade o tempo de internação de bebês

Semanalmente, uma equipe do HGCC vai até a casa de Bessa, no bairro Sapiranga, em Fortaleza. “Eles entram em contato, perguntam quantos potes tenho (para doar), quantos eu quero. Toda quarta-feira, que é o dia da minha rota, eles passam aqui e pegam”, detalha.

O conteúdo é recebido no BLH e passa por um rigoroso processo de controle de qualidade. Após a pasteurização, o alimento é porcionado e enviado à Unidade Neonatal, conforme prescrição do neonatologista.

Hospital Regional Norte

O BLH do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, também unidade da Rede Sesa e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebe um quantitativo médio de 25 litros por mês. No entanto, são necessários 40 litros mensais para abastecer apenas a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

Nesse sentido, uma programação especial relacionada à amamentação visa a melhorar o cenário vigente. “A amamentação e a doação de leite humano são uma via de mão dupla. A mulher precisa estar bem com a amamentação para doar”, ressalta a coordenadora do BLH, Renata Karen Oliveira.

BLH do HRN recebe 25 litros de leite humano por mês, mas precisa de 40 litros mensalmente

Nessa quarta-feira (18), uma palestra ministrada para alunos da área da Saúde do Centro Universitário Inta (Uninta) reforçou a relevância da formação de grupos de apoio ao aleitamento materno.

Para difundir a atuação do BLH, nestas quinta (19) e sexta-feira (20), haverá um esforço de divulgação junto aos postos de saúde em parceria com a Prefeitura de Sobral. A medida deverá promover uma articulação no âmbito da atenção básica para ampliar a arrecadação de leite materno para os pacientes da Neonatologia.

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), localizado em Fortaleza, no bairro Messejana, também funciona como um posto de coleta de leite humano. A unidade promove diversas campanhas para incentivar doações de voluntárias externas. Ao todo, 24 bebês internados na Utin e no berçário do equipamento necessitam do alimento.

A coordenadora de Enfermagem do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (Cetip), Yohanna Monteiro, ressalta que a doação é muito importante, principalmente, para prematuros.

“É fundamental esse gesto de solidariedade. Nem sempre, as mães dos bebês internados conseguem fornecer o leite. Então, as doações reforçam essa alimentação. No HGWA, temos, ainda, a sala de ordenha, onde são garantidas explicações que auxiliam a qualidade e o bem-estar da mãe e do filho”, afirma.

Para as mães que desejarem, a inclusão como doadora externa é bem simples. Basta realizar um breve cadastro, estar saudável e ter exames de sorologia recentes – pelo menos, dos últimos seis meses. Os potes para a retirada do alimento são enviados para a casa da doadora.

Entre em contato com a unidade mais próxima e saiba como doar leite humano