Jucec vai investir em análise de dados sobre empresas abertas no Ceará

19 de maio de 2022 - 16:42 # # #

Ascom Jucec

Em cerimônia de comemoração aos 146 anos de fundação da Junta Comercial do Ceará, a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, anunciou a meta de implantar sistema de interpretação de dados e inteligência de negócios sobre as empresas abertas no estado.

A instituição acaba de ser reconduzida à presidência do Convênio Empreendedor Digital, que estabeleceu como objetivo para o próximo biênio construir um sistema para geração de dados em tempo real (Business Intelligence – BI), com as informações hospedadas no Sistema de Registro Mercantil.

Apenas em 2021, a Jucec registrou 109.995 novas empresas no Ceará. Para conceder a abertura dos empreendimentos, o órgão coleta informações como localização geográfica e atividade econômica, segmento, porte da empresa, entre outros dados cadastrais.

De acordo com a presidente da Jucec, o objetivo é que a base de dados do Sistema possa subsidiar a elaboração de programas de desenvolvimento econômico.

Entre as análises econômicas que podem ser realizadas está a identificação da vocação econômica específica de cada região. A partir do balanço de aberturas e fechamentos de empresas também é possível obter índices de aquecimento ou retração da economia nos municípios. “Os dados da Junta Comercial podem se tornar políticas públicas para geração de negócios e empregos no Ceará”, explica a gestora.

No evento comemorativo dos 146 anos da Jucec, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, apontou o potencial da Junta Comercial de aliar conhecimento e tecnologia e parabenizou o serviço público prestado pela instituição.

Ao destacar o crescimento na criação de empresas do Ceará, o Secretário propôs a análise setorial “para podermos monitorar estes dados e tomar as atitudes certas em relação à Economia do Ceará”, afirmou o Secretário.

Sobre o Convênio Empreendedor Digital

Convênio entre nove Juntas Comerciais brasileiras e o Sebrae Nacional iniciado em 2012 para viabilizar a modernização dos serviços de abertura de empresas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

A parceria entra em sua quinta fase em 2022 com o “Projeto Redesim Conectada: Interligando Juntas Comerciais, Sebrae, Órgãos e Prefeituras para o Desenvolvimento das Empresas”.

Presidido pela Junta Comercial do Ceará desde de 2020, e com renovação para o próximo biênio, que vai até abril de 2024. O investimento da Jucec em todas as ações do Empreendedor Digital será de R$ 732.611 em 2022 e de R$ 1.168.328 em 2023.