CBMCE realiza simulação de resgate nas alturas com tirolesa durante evento da SSPDS

20 de maio de 2022 - 14:48 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

Na manhã desta sexta-feira (20), durante o evento do aniversário de 25 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram uma simulação de resgate nas alturas com o apoio de uma tirolesa. A ação foi registrada na sede da instituição. Olhares curiosos acompanharam todo o procedimento, que encerrou sob aplausos.

O intuito da ação foi demonstrar ao público formas de resgate ágeis e confortáveis para os socorridos em alturas. A simulação contou com apoio de bombeiros treinados e aptos para este tipo de trabalho. A amarração da tirolesa foi do chão até a primeira mureta da caixa d’água, situada nas dependências da pasta (cerca 12 metros de altura). A simulação seguiu por volta das 11 horas da manhã, iniciando a descida da caixa d’água até o chão. A pessoa que simulou como vítima foi colocada junto a um oficial, em uma corda de resgate apropriada para imobilizar o corpo.

O comandante do resgate em altura simulado, tenente-coronel Landim, explicou como funcionou a apresentação. “Fizemos a montagem de uma tirolesa em plano inclinado e utilizamos bombeiros da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia / BBS) do CBMCE, como também os materiais de salvamento em altura. Todos os materiais se encontram em nossas viaturas de salvamento, então quando o Corpo de Bombeiros é acionado para qualquer tipo de ocorrência desta natureza, nós temos todos os equipamentos para agir. No caso da simulação, nós usamos aqui uma bobina de cabo de 200 metros, os capacetes de salvamento, mosquetões e roldanas”, explicou o oficial.

A assessora de comunicação, Tainá Ribeiro, que agiu na simulação como vítima socorrida, explica a experiência como sendo muito confortável e única. “Confio muito no nosso Corpo de Bombeiros. Foi uma experiência incrível, muito confortável e única! Todos os oficiais são bombeiros treinados e aptos para o resgate”, declarou.