Com participação do Metrofor, série especial no YouTube discute Metrô e VLTs

20 de maio de 2022 - 16:15 # # # #

Ascom Metrofor

Série de programas especiais produzidos pela TV Diário destaca o papel da mobilidade sobre trilhos para o desenvolvimento econômico dos grandes centros urbanos. Com participação de gestores do Metrofor, os programas explicam a relação do Metrô e dos Veículos Leve Sobre Trilhos (VLTs) com outros meios de deslocamento, a diferença técnica e conceitual entre os modos de transporte e como as linhas operadas pelo Metrofor vem fazendo a diferença na rotina dos cearenses que a utilizam.

Os 37 programas, com duração aproximada de 30 minutos cada, foram exibidos pela Tv Diário em abril e agora estão disponíveis por streaming, gratuitamente, no YouTube. Além do Metrô e VLTs, a série aborda aspectos operacionais de todos os demais meios de transporte, como carros, motos, bicicletas e outros, além de discutir aspectos transversais como acessibilidade e gratuidade no transporte público. O objetivo é discutir o impacto da mobilidade na rotina da cidade e as tecnologias e soluções que são pensadas para melhorar os deslocamentos.

“O maior dever do poder público é fornecer um transporte de qualidade, uma cidade acessível, boa de se caminhar, segura, apta a convidar o cidadão a trocar o transporte individual (carros e motos) pelo transporte coletivo”, afirmou o diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte, em entrevista ao apresentador do programa Márcio Castellani.

Além de Igor (que é entrevistado no episódio 36), participam do especial o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor, Edilson Aragão (ep. 30), o gerente de Estações e Segurança Operacional, Plínio Araújo (ep. 37) e a gerente de Projetos do Metrofor, Juliana Guerreiro (ep. 24).

Para compreender a importância das linhas de metrô e VLT nas grandes cidades – como Fortaleza – as explicações nos quatro episódios dão um suporte para compreensão do funcionamento do transporte sobre trilhos.

Participação do Metrofor:

Episódio 24, com Juliana Guerreiro

Episódio 30, com Edilson Aragão

Episódio 36, com Igor Ponte

Episódio 37, com Plínio Araújo

Série completa aqui.