PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Diretoria da Supergasbras visita Complexo do Pecém e apresenta projeto de terminal de GLP para governadora Izolda Cela

20 de maio de 2022 - 11:20 # # # # #

Celso Tomaz - Ascom Complexo do Pecém Texto
Carlos Gijara e Ascom Complexo do Pecém Fotos

O projeto do terminal de Gás Natural Liquefeito (GLP) da Supergasbras no Complexo do Pecém foi apresentado para a governadora Izolda Cela nessa quinta-feira (19), no Palácio da Abolição. A apresentação foi realizada pelo presidente da Supergasbras, Júlio Cardoso; e pelo diretor de Relações Institucionais e Contratos da empresa, Ricardo Tonietto.

“Recebemos com satisfação a visita dos executivos, pois demonstram acreditar na força do Ceará enquanto Estado de atração, de oportunidades para grandes empresas como é a Supergasbras. Por isso, reafirmamos o nosso compromisso em contribuir com a vinda desse equipamento para expandir e fortalecer nossa economia”, enfatizou a governadora.

Visita ao Pecém

Pela manhã, os executivos visitaram as instalações do do Pecém, onde foram recebidos por membros da diretoria do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

Em março deste ano, a Supergasbrás assinou um pré-contrato para a construção de um terminal de armazenamento e transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Complexo. Os investimentos são estimados em R$ 920 milhões e o terminal terá capacidade para 43 mil toneladas de GLP, com uma estimativa de movimentação anual de 450 mil toneladas. O gás deverá ser comprado dos Estados Unidos para distribuição no Ceará e outros estados da região Nordeste.

“Foi muito bom ter vindo ao Ceará para conhecer pessoalmente tudo o que o Estado vem desenvolvendo. A parceria e o comprometimento de todo o time do Complexo do Pecém são muito importantes para que possamos seguir avançando no desenvolvimento desse projeto, pois já consideramos esse terminal de GLP uma realidade”, concluiu Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras.

Também participaram do encontro o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; a Secretária Executiva da Indústria na Sedet, Roseane Medeiros; e o vice-presidente Financeiro do Complexo do Pecém (CIPP S/A), George Braga.

O investimento de quase R$ 1 bilhão da Supergabras deve resultar no primeiro terminal para estocagem refrigerada de GLP importado no nordeste do Brasil.

Sobre a Supergasbras

A Supergasbrás é controlada pela holandesa SHV, que é a maior distribuidora mundial de GLP com mais de 100 anos de experiência no setor de energia e tem terminais em outros países, como Inglaterra, França e China.

Em julho de 2004, a SHV Energy, que já detinha 100% da Minasgás e 49% da Supergasbrás, adquiriu os 51% das ações restantes. Assim, foi criada a SHV Gás Brasil, que trouxe toda sua expertise para o Brasil e unificou as duas marcas mantendo o nome da empresa.

A Supergasbrás, conta com mais de 4.000 colaboradores em 20 unidades, e mais de 40 depósitos espalhados pelo país, além de possuir o maior e mais moderno parque engarrafador da América Latina, em Caxias, no Rio de Janeiro. Comercializa, mensalmente, cerca de 140 mil toneladas de GLP (Gás LP).

Tudo isso para atender, aproximadamente, 11 mil postos de revendas, 10 milhões de famílias brasileiras e mais de 50 mil clientes industriais e comerciais em todo o país. Detém 21% da distribuição do mercado e mais de 70 anos de atuação.