Encontro em Quixadá vai discutir medidas contra o fenômeno da desertificação no Ceará

20 de maio de 2022 - 16:00 # # # # # #

Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh

Com programação extensa e diversa, o II Encontro de Iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação no Ceará (EICD) ocorre de quarta (25) a sexta (27), no IFCE de Quixadá, com a iniciativa dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Coreaú e do Banabuiú em parceria com Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O encontro reunirá pesquisadores (as) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de representantes da Cogerh e Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) para discutir o fenômeno da desertificação no Estado.

O evento vai possibilitar o debate sobre causas e efeitos da desertificação e os impactos sobre os recursos naturais no Ceará. Além disso, pretende avaliar os indicadores, as ações do governo estadual, os municípios atingidos e o que tem feito a União na implantação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN – Brasil).

Durante a programação, ocorrerão palestras e encontros com especialistas na temática, visando estabelecer um compromisso das instituições públicas e da sociedade civil na definição de estratégias para superação dos avanços da desertificação no semiárido nordestino, além de conhecer experiências mitigadoras no enfrentamento da desertificação no Nordeste brasileiro.

O encontro é realizado pelos Comitês de Bacia Hidrográfica do Coreaú e do Banabuiú, com apoio da Cogerh, do Governo do Estado do Ceará e de instituições públicas e privadas do Estado.

Acesse o site do EICD para conhecer Eixos temáticos de discussão do evento e o corpo científico do Encontro.