HGF celebra 53 anos de história com programação cultural e científica

20 de maio de 2022 - 13:46 # # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e foto
Herbert Nunes - Arte gráfica

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas para a sua 53ª Reunião Anual, evento que celebra os 53 anos de atuação da unidade. A festividade ocorrerá durante a semana de 23 a 27 de maio, com programação cultural e científica para colaboradores do hospital e demais profissionais de saúde da Rede Sesa.

Com o tema Quem supera faz história, o encontro deste ano propõe avaliar o trabalho realizado pelo HGF durante a pandemia de covid-19 e discutir novos caminhos de atuação assistencial. “É um tema que abre uma perspectiva de crescimento futuro, tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista ético-profissional, tendo em vista todos os desafios e as vivências que a pandemia nos impôs nesses últimos anos”, pontua o diretor-geral da instituição, Daniel de Holanda Araújo.

Na segunda-feira (23), dia em que o hospital completa oficialmente 53 anos, a programação começa no estacionamento principal, com uma apresentação do cantor Waldonys. Logo após, às 10h, será realizada a palestra magna do evento, ministrada pelo diretor-geral do HGF. No refeitório do hospital, ao meio-dia, os profissionais terão um almoço especial, ao som da cantora Kátia Blander, colaboradora da unidade.

O HGF foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica, Previdenciária e Social (Inamps); em 1990, a estrutura passou a fazer parte da rede assistencial da Rede Sesa

Entre a terça (24) e a quinta-feira (26), serão realizados painéis, mesas redondas e palestras com as equipes médicas e multiprofissionais. “Esse encontro é também para discutir a Ciência. O HGF é um hospital-escola referência no Estado com programas de residência, internato e estágio, recebendo estudantes e profissionais de diversas entidades de ensinos público e particular”, destaca o presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap) do HGF, Eliardo Silveira.

Já no último dia do evento, na sexta-feira (27), será lançado o Manual de Procedimentos Operacionais (POP) do serviço de Enfermagem do HGF, documento que rege enfermeiros e técnicos em Enfermagem dentro da unidade. A publicação, além de nortear os profissionais, celebra o mês da categoria. Para encerrar a programação, haverá uma apresentação musical da banda Balancê, que tem um dos servidores do hospital como membro.

“É um momento de discussão, de reavaliação, mas também, sem dúvida, de valorizar a dedicação de todos os trabalhadores do HGF durante esse período”, reforça o diretor-geral. Durante a semana, também serão homenageados os colaboradores que se aposentaram no último ano e os servidores com mais de 30 anos de atuação na saúde pública.

Celebração e tradição

A celebração do aniversário faz parte da tradição do hospital, tendo sido realizada pela primeira vez em 1970, quando completou seu primeiro ano de funcionamento (ao lado, capa do folheto distribuído aos servidores na ocasião). “Faz parte da história do HGF comemorar e confraternizar entre todos os profissionais que o fazem acontecer todos os dias. Atualmente, são cerca de cinco mil colaboradores, cada um com sua contribuição valiosa”, ressalta Silveira.

Atualmente, o HGF é o maior hospital público da rede de saúde estadual do Ceará, referência em procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, neurocirurgias, transplantes, obstetrícia de alto risco, dentre outros tratamentos clínicos especializados. A unidade também é destaque quando o assunto é acidente vascular cerebral (AVC), com equipe multidisciplinar especializada e Emergência de porta aberta 24 horas.

De olho no futuro

Em abril deste ano, a gestão do HGF foi repassada pela Sesa, por meio de contrato, para a Fundação Regional de Saúde (Funsaúde-Ceará). A organização integra a administração pública indireta e tem como pilares: a valorização dos profissionais, a eficiência administrativa e financeira, um modelo de assistência mais humanizado, o estímulo à inovação e à pesquisa em saúde. “O HGF é um hospital de vanguarda e um marco na saúde pública do Ceará. E é justo por isso que a Secretaria da Saúde o escolheu para inaugurar com a Funsaúde um novo modelo de gestão e um novo modelo assistencial. Temos muito o que comemorar”, destacou o diretor-presidente da Funsaúde Ceará, Manoel Pedro Guimarães.

Programação

A programação da 53ª Reunião Anual do Hospital Geral de Fortaleza é aberta para colaboradores do HGF e demais profissionais de saúde da Rede Sesa. Para participar, inscreva-se neste canal. Confira aqui a programação.