Lançada a Semana da Biodiversidade no Parque do Cocó

23 de maio de 2022 - 10:41 # # # # #

Ascom Sema - Texto e fotos

Nesse domingo (22), Dia Internacional da Biodiversidade, no Meliponário Parque Escola, no Parque Estadual do Cocó, o governo do Ceará realizou a abertura da Semana da Biodiversidade 2022. O tema escolhido para este ano é: “Conheça a Flora e a Fauna do Ceará” e prossegue até dia 28 de maio, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Presentes, o titular da Sema, Artur Bruno; o diretor regional do SESC-CE, Henrique Javi; o educador ambiental e meliponicultor, Joaquim Saldanha, idealizador do Projeto Meliponário Escola; e a coordenadora de Biodiversidade da Sema, Doris Day Santos. O evento teve participação dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Fortaleza. A capital tem hoje 1.660 AJAs.

Na fala de abertura, Bruno destacou o trabalho da Sema no mapeamento da biodiversidade do Ceará, em parceria com o programa Cientista Chefe Meio Ambiente, que já realizou levantamentos científicos importantes sobre o tema, a exemplo dos inventários da fauna e da flora cearenses e também o início dos estudos da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. “Vamos lançar, em parceira com o Sesc-CE, uma cartilha sobre nossa fauna e flora”, anunciou em primeira mão.

Henrique Javi, por sua vez, elogiou o programa AJA e lembrou que, há 40 anos, foi criado o projeto Agentes de Saúde, fundamentais para as políticas públicas na área. “O SESC-CE tem muito orgulho da parceria com a Sema, que tem um trabalho que hoje é uma referência em todo Brasil”, afirmou.

Na sequência, Dóris Santos anunciou as atividades da Semana e convidou os presentes a participar da programação do dia: plantio de mudas, exposição no Cine Cocó e vivências no meliponário e no viveiro de mudas. O objetivo da Semana da Biodiversidade é publicizar os avanços das políticas de preservação do Governo do Ceará.