PMCE comemora 187 anos de fundação com solenidade e programação especial aberta ao público

23 de maio de 2022 - 16:28 # # # # # #

Ascom PMCE

Nesta terça-feira (24), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) comemora 187 anos de total dedicação à sociedade cearense. Como forma de celebrar este momento, a corporação preparou uma programação especial que iniciou no último dia 20 e prossegue até o próximo sábado (28). A Semana da PMCE conta com atividades esportivas, como torneio de futebol, corrida de rua, circuito hípico, bem como eventos culturais como apresentações artísticas, retreta da Banda de Música da PMCE, exposição em shoppings, eventos religiosos e apresentações de seus comandos. O objetivo desses eventos, além de homenagear a instituição, é aproximar cada vez mais a sociedade e a Polícia Militar do Ceará.

A programação iniciou no dia 20 com a celebração de uma Missa de Ação de Graças, às 8h, e um Culto Evangélico, às 18h30min, ambos realizados no Quartel do Comando Geral (QCG). Já o sábado (21), segundo dia das comemorações dos 187 anos da PMCE, contou com diversas atividades. Na parte da manhã, foi realizada a Prova Hípica, na sede do Regimento de Polícia Montada (RPMont), e o Torneio de Futebol dos Oficiais da PMCE, que aconteceu no Clube dos Oficiais.

À tarde, houve a apresentação do Comando de Policiamento com Cães, no shopping RioMar Fortaleza. A criançada foi presenteada ainda com a apresentação da Turminha da PM, que aconteceu na Praça de Alimentação. Já o público do Shopping RioMar Kennedy pode conferir uma apresentação do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Exposições

Desta segunda-feira (23) até sábado (28) estão abertas duas exposições que contam um pouco da história da Polícia Militar do Ceará. No Shopping RioMar Fortaleza, no bairro Papicu, e no Shopping Iguatemi, no bairro Edson Queiroz, o público pode conferir a Exposição de Fotos Históricas e Artigos Militares. Já no RioMar Kennedy acontece a Exposição de Artigos Militares do CPChoque. Todas as ações em alusão ao aniversário estão abertas durante o horário de funcionamento dos centros comerciais.

Condecorações

Já nesta terça-feira (24), dia em que marca a criação da Polícia Militar do Ceará, em 24 de maio de 1835, a programação especial será realizada no Quartel do Comando Geral com Exposição de Fotos Históricas e com a solenidade de Outorga das Medalhas de Grande Mérito da Polícia Militar do Ceará, que será entregue a onze personalidades do Estado, às 15h. A condecoração foi instituída para distinguir pessoas e/ou entidades civis, militares e policiais civis ou militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à corporação em qualquer campo de atividade. Também serão entregues as medalhas José Martiniano de Alencar a 187 homenageados.

A programação da Semana da PMCE continua nesta quarta-feira com Torneio de Futebol no Clube dos Oficiais, às 8h, com Retreta da Banda de Música da PMCE no Shopping Iguatemi, às 17h, e com a apresentação do Grupo de Prevenção e Arte da PMCE, às 19h, no Shopping Benfica. Na quinta-feira será realizado o Torneio de Tiros, no Shooters Club, às 8h; Retreta da Banda de Música da PM e Exposição de Fotos no Shopping Benfica, ao meio-dia, Retreta da Banda de Música na Área do 4º CRPM, no Shopping de Juazeiro do Norte, às 17h e a apresentação do Grupo de Prevenção e Arte, no Shopping RioMar Fortaleza, às 17 horas. Já na sexta-feira (27), a Retreta da Banda de Música acontece no Shopping RioMar Fortaleza, às 17h.

No sábado (28), o último dia da programação especial alusiva aos 187 anos da PMCE será marcado com a realização da tradicional Corrida Rústica da PMCE, com saída do CPChoque, na Praia do Futuro, às 6h da manhã. À tarde, às 15h, uma equipe do CPRaio se apresentará no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza. E, logo em seguida, às 16h, haverá o encerramento da Semana da PMCE com apresentação da finalista do The Voice Brasil, a capitã PM Júlia Dantas.