Riscos do cigarro eletrônico para o corpo serão discutidos no “Papo Saúde” desta terça (24)

24 de maio de 2022 - 10:56 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE Texto
Raiane Ferreira Arte gráfica

Não precisa ir muito longe para perceber o aumento da adesão de jovens e adultos aos cigarros eletrônicos, compostos, em sua maioria, por uma bateria, uma lâmpada de LED, um microprocessador, um sensor, um atomizador e um cartucho de nicotina líquida. É comum presenciar a sua utilização em bares, festas e, até mesmo, durante os intervalos de trabalho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos relacionados ao ato de fumar são proibidas no Brasil por meio da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nº 46, de 28 de agosto de 2009.

À época, a medida fora lançada em virtude da ausência de dados científicos que pudessem comprovar a segurança desses aparelhos. Criados em 2003, os produtos assemelham-se a pen drives ou canetas.

Para falar sobre o assunto e elencar os malefícios associados à prática em médio e longo prazo, o Papo Saúde desta terça-feira (24) traz como tema Cigarro Eletrônico: os riscos para o nosso corpo. A transmissão acontece no perfil oficial da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) no Instagram (@espceara), a partir das 19h30.

Durante uma hora, a live terá, como convidados, a coordenadora do serviço de Pneumologia e do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana (HM), Penha Uchoa Sales, além do presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, Ricardo Coelho Reis, também atuante no Hospital Universitário Walter Cantídio. A apresentação ficará a cargo da gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

O Papo Saúde é uma live semanal produzida pela ESP/CE, autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Serviço

“Papo Saúde”: Cigarro Eletrônico: os riscos para o nosso corpo
Data: Terça-feira (24) , às 19h30
Acesse o perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara)