Cagece garante continuidade do abastecimento por meio de uma nova adutora no distrito de Betânia, em Ibiapina

25 de maio de 2022 - 12:56 # # #

Ascom Cagece

Com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados, a Unidade de Negócio Bacia da Serra da Ibiapaba (UNBSI), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), executou uma obra que ajudou a regularizar o abastecimento de Betânia, distrito do município de Ibiapina. A obra da companhia trouxe melhor qualidade de vida para a população local, consistindo na implantação de uma nova adutora com diâmetro de 100 milímetros, feita de PVC Defofo, com extensão total de 8km.

A nova tubulação interliga o sistema adutor de Ibiapaba (conhecido como Ramal Sul) até o reservatório elevado existente no distrito beneficiado, resolvendo um problema recorrente de intermitência. Assim, a localidade, que vinha passando por descontinuidade na distribuição de água, devido a ocorrências de vazamentos em sua antiga adutora, hoje encontra-se abastecida com maior vazão e de forma contínua.

De acordo com Rômulo Marques, coordenador de serviços e expansão da UNBSI, a nova adutora contribuiu diretamente para a redução das perdas na distribuição de água no distrito de Betânia. “A antiga adutora do distrito já havia alcançado sua vida útil e estava apresentando ocorrências de vazamentos. Além disso, ela já não atendia a população com eficiência em virtude de seu baixo diâmetro. Hoje, a nova adutora atende perfeitamente toda a população, com água para todos, o dia todo”, afirma.

A melhoria foi executada com recursos próprios de quase R$ 1,2 milhão, e ajudou a renovar o compromisso da unidade com o município de Ibiapina por meio da prestação de serviços com qualidade para a população.

Saiba Mais

A obra de Betânia reflete também a atuação da companhia em conformidade com as exigências do novo Marco Legal do Saneamento. Junto às outras obras de esgotamento e abastecimento de água inauguradas em Tianguá no mês de maio, esses serviços buscam alcançar a universalização do sistema. No total é um investimento de quase 14 milhões a fim de beneficiar os habitantes da Serra de Ibiapaba.