Banco de Leite Humano do Hias promove encontro com coordenações dos postos de coleta vinculados

26 de maio de 2022 - 13:36 # # # # #

Erika Mavignier - Ascom Hias - Texto e fotos
Arthur Sousa - Arte gráfica

Em 2021, mais de 1.080 mães doaram 988.022 ml de leite para o BLH da unidade; mais de 973 voluntárias receberam orientações sobre aleitamento e doação do líquido

Encerrando a programação do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado na última quinta-feira (19), o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, nessa quarta-feira (25), um café da manhã especial com as coordenações dos Postos de Coleta de Leite Humano (PCLHs) vinculados ao BLH/Hias. A iniciativa teve como objetivo reconhecer o empenho dos postos de coleta, que são peças fundamentais no trabalho de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Na ocasião, a coordenadora do BLH/Hias, Erandy de Freitas, entregou um certificado de reconhecimento para a representante de cada PCLH presente e agradeceu por todo o leite doado que vem dos postos para o banco de leite para alimentar os recém-nascidos internados nas unidades neonatais do hospital (Bloco A e CTI). “Só tenho a agradecer pela parceria e pelo compromisso de cada posto de coleta, pois é devido ao trabalho de cada um que nunca faltou leite para os bebês do Hias. Estamos à disposição para fortalecer ainda mais esse elo em prol do aleitamento materno e da doação de leite humano”, reforçou.

Veja aqui onde doar leite humano no Ceará

Ao longo do ano de 2021, o BLH/Hias recebeu 988.022 ml de leite humano, proveniente de 1.082 mães doadoras. Destes, 746.060 ml foram destinados para a Neonatologia do hospital, beneficiando 488 bebês. Além disso, o banco de leite da instituição atendeu, no ano passado, 973 mães para orientações sobre aleitamento e doação de leite humano.

Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno

O Banco de Leite Humano do Hias, implantado em setembro de 2004, faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e é o banco de leite da rede no Ceará com o maior número de postos de coleta vinculados, distribuídos em Fortaleza e em alguns municípios do interior do Estado.

Representantes de cada PCLH receberam um certificado em agradecimento ao trabalho realizado para abastacer o BLH do Hias

Os PCLHs atuam na coleta das doações feitas pelas mães no domicílio e também recebem aquelas que procuram as unidades para fazer a doação. Todo o leite recebido é cuidadosamente armazenado e, posteriormente, encaminhado para o Banco de Leite Humano do Hias, onde o líquido é analisado pelo laboratório de controle de qualidade e passa pelo processo de pasteurização, sob responsabilidade das bioquímicas. O alimento é armazenado sob refrigeração e, após o fracionamento, é distribuído nas unidades neonatais do Hias, de acordo com a prescrição médica.

Além disso, o BLH do Hias e os postos de coleta vinculados desenvolvem ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e recebem doações de frascos de vidro com tampa de plástico para o acondicionamento do leite doado. As unidades realizam atendimento às mães que, ao iniciar a amamentação, passam a apresentar dificuldades e precisam de um serviço especializado para dar prosseguimento ao processo da amamentação; oferecem treinamento com as gestantes que desejam amamentar o seu filho ao nascer, dando o suporte necessário para a prática do aleitamento materno; e fornecem orientações para doação de leite de humano.

As mães que necessitam de orientações sobre amamentação ou aquelas que querem doar leite humano podem procurar, de domingo a domingo, o BLH/Hias (Endereço: Rua Tertuliano Sales, 595B – Vila União, Fortaleza / 0800 280 4169 / (85) 3101-4189 – pela manhã / (85) 3101-4296 – à tarde) ou um dos PCLHs vinculados.

Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Entre os dias 12 e 25 de maio, o Banco de Leite Humano do Hias promoveu atividades no hospital pelo Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado anualmente em 19 de maio. Foram realizadas panfletagens com abordagens de mães colaboradoras, acompanhantes e visitantes sobre as boas práticas em amamentação, a doação de leite humano e também de frascos para o armazenamento do líquido.