Cegás apresenta experiência na distribuição de biometano durante 28th World Gas Conference

26 de maio de 2022 - 10:24 # # # # #

Paulo Mota - Ascom Segás

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, apresentou nesta quinta-feira (26), às 16h30 (horário local), durante a 28ª Conferência Mundial do Gás (28th World Gas Conference, ou WGC2022), em Daegu, na Coreia do Sul, as lições aprendidas pela empresa na condução do Projeto Biometano, pioneiro no Brasil, em que o biometano produzido a partir de um aterro sanitário é recebido pela Companhia e injetado na rede de gás natural da Região Metropolitana de Fortaleza.

A experiência foi sintetizada no artigo “Maior fração de injeção de biometano em uma rede de distribuição de gás natural, no estado do Ceará, Brasil”, elaborado por Figueirêdo em conjunto com os colaboradores da Cegás Nilce Cals, Vanessa Nascimento, Sergio Kempenich e Marcos Lima.

Nesta quinta, a experiência da Cegás na distribuição de biometano foi discutida em uma sessão intitulada “Inovação do Gás e Renováveis para um Sistema de Energia Mais Limpo”, que debateu os papéis complementares do gás natural e das fontes renováveis que podem conduzir para um futuro com baixa emissão de CO2.

Conferência mundial reúne setor do gás

As Conferências Mundiais de Gás ocorrem desde 1931, a cada três anos, no país que estiver exercendo a presidência da União Mundial do Gás (International Gas Union, ou IGU), sendo considerada o evento mais importante da indústria de gás natural no mundo.

A edição deste ano, organizada pela Korean Gas Union, teve como tema “Um Futuro Sustentável – Movido a Gás”, e promove os objetivos principais da IGU de promover a voz do gás natural e oferecer as últimas novidades da indústria. Estão no evento aproximadamente 12.000 participantes de 90 países, incluindo, entre os palestrantes, CEOs das maiores companhias de energia do mundo e ministros de energia.

Informação Pública

A experiência da Cegás com biometano Pioneira no Brasil, a CEGÁS começou a injetar o biometano em sua rede em maio de 2018 – e hoje, o insumo representa quase 15% no volume de distribuição da companhia cearense. “Esse é um dos maiores percentuais de gás renovável do mundo injetado em rede por uma distribuidora. Com isso, a
Cegás conseguiu diversificar o seu portfólio de suprimento e oferecer um produto renovável, o que é importante para esse movimento de transição energética”, diz Figueirêdo.

O biometano distribuído pela CEGÁS é proveniente do uso de resíduos sólidos do Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. O energético, produzido pela GNR Fortaleza, uma parceria entre a Marquise Ambiental e a MDC (por intermédio da Ecometano), era inicialmente fornecido apenas a uma fábrica do setor cerâmico.

Sua distribuição ao consumidor em geral foi possível a partir da regulação criada em 2017, especificando as características que o gás natural renovável precisaria ter para ser distribuído na rede das concessionárias como biometano. Em linha com a crescente demanda da CEGÁS, a GNR Fortaleza aumentou recentemente sua produção em 20% para cerca de 100 mil metros cúbicos diários de biometano.

De acordo com o presidente da Cegás, durante o auge pandemia, quando
ocorreu uma queda acentuada da atividade produtiva, em alguns dias, mais da metade do gás canalizado distribuído pela CEGÁS era biometano. ”Isso nos coloca numa posição de destaque na distribuição de gás natural renovável no mundo, em patamares muitas vezes superiores àqueles de países com uma rede mais madura de gás canalizado”, disse.

Segundo Figueirêdo, há outras oportunidades de aproveitamento de biogás no Ceará, com escalas e modelos de negócios distintos a serem explorados com segurança também em outras regiões do Estado. Nesse sentido, ele destaca a importância do mapeamento do potencial de produção e uso do biogás para a ampliação e a interiorização do uso do biogás e do biometano, com atração de investimentos e geração de empregos.

Informação Pública

Dentre os benefícios, Figueirêdo defende que o biometano é o combustível adequado para a transição energética, tem maior previsibilidade de preços e pode ser comercializado em regiões afastadas da rede de gás natural existente. Figueirêdo lista como desafios para a consolidação do biometano: a falta de
disseminação e acesso a soluções tecnológicas existentes, baixa
conscientização sobre o uso potencial de biogás e biometano, requisitos regulatórios rigorosos que impactam a escala dos projetos, e processos de coleta e descarte inadequados de resíduos sólidos e esgoto.

Saiba mais sobre a Cegás

A Companhia de Gás do Ceará – Cegás é a concessionária estadual de distribuição de gás natural canalizado no Estado do Ceará desde 1994, com a assinatura do contrato de concessão com o Governo do Estado do Ceará. Seu objetivo é projetar construir e operar a infraestrutura necessária para a distribuição de Gás Natural no Estado do Ceará, expandindo seu uso de maneira eficiente, segura e econômica, oferecendo uma alternativa energética viável e competitiva, assegurando a qualidade dos bens produzidos, promovendo a preservação do meio-ambiente e contribuindo para o desenvolvimento da matriz energética do Estado.

Com uma rede de distribuição que superou a marca de 600 km de extensão, a Cegás atende a 13 municípios do Estado do Ceará. São eles: Aracati, Aquiraz, Canindé, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Maracanaú, Pacajus, Pacatuba, Quixadá e São Gonçalo do Amarante.

A Cegás encerrou o ano de 2021 com uma carteira de 24.122 clientes atendidos, crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior. O volume atingido,
excluindo os clientes do segmento térmico e autoprodutor de gás, foi de 195, 4 milhões de metros cúbicos, que representa um incremento de 12,7% em relação ao ano de 2021 (173,4 milhões de metros cúbicos).