Complexo Cultural Estação das Artes oferece visita guiada às áreas de escavação do sítio arqueológico encontrado durante obras de restauro

26 de maio de 2022 - 16:58 # # # #

Ascom Secult Texto
Felipe Abud - Secult CE Fotos

A programação da manhã deste domingo (29) contará ainda com feira gastronômica, música, espetáculo e oficina infantil

Quantas histórias estão por trás de um lugar? O Complexo Cultural Estação das Artes, sede da antiga Estação Ferroviária João Felipe, é capaz de evidenciar muitas. Uma delas diz respeito ao acervo arqueológico encontrado durante as obras de restauro deste espaço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

A próxima manhã de Domingo na Estação (29) dará destaque a este acervo por meio da visita guiada “Trilhos Arqueológicos”, conduzida por Vanessa Rodrigues, coordenadora do Programa de Salvamento Arqueológico do sítio localizado no Complexo Cultural e reconhecido pelo Iphan. A arqueóloga está vinculada à ARC Soluções em Arqueologia, empresa contratada para fazer o acompanhamento das intervenções.

A atividade terá início às 9h, com concentração no painel do artista Descartes Gadelha, logo no começo da Gare, e durará 30 minutos. Ao longo da visita, Vanessa falará sobre a descoberta de um canhão do século XVII, encontrado em setembro de 2021, além de apresentar os dormentes – peças de madeira sobre as quais passam os trilhos – da antiga Rede de Viação Cearense (RVM).

Música e feira gastronômica

A Estação também vai ecoar o som da DJ Maarji durante toda a manhã. Em seus sets, ela apresenta uma viagem musical, mostrando uma pesquisa em raridades de disco music, boogie, groove, dance e jazz, sempre com uma pegada dançante e eclética.

Enquanto dança, o público poderá desfrutar de delícias no Mercado Gastronômico da Estação das Artes, um equipamento que traz consigo a missão de integrar a cadeia produtiva da gastronomia e fortalecer a cultura alimentar cearense, sendo um espaço de conexão entre todos os elos ligados à essa cadeia e à sociedade.

A programação deste domingo contará com pequenos empreendedores que movimentam a cena gastronômica na cidade, expondo produções e trazendo delícias para o Complexo. Ressalta-se aqui a parceria com a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – Senac, que garante a exposição e venda de comidas produzidas por alunos egressos da instituição nos cursos de bolos, salgados comerciais, pães artesanais, entre outros. A Escola atua com moradores das comunidades do entorno do Complexo Cultural Estação das Artes, com destaque para o bairro Moura Brasil.

Nesta perspectiva, o público poderá desfrutar de cuscuz, tapioca, acarajé, sorvete, bebidas e outros produtos, também com opções para quem é adepto do veganismo. Tudo pensado a partir de uma curadoria da equipe do Mercado.

Atividades infantis

Ah, e no meio disso tudo, não vai faltar o que fazer com a criançada! Logo no começo da manhã, às 9h30, na Gare, a atriz Paula Yemanjá vai apresentar o espetáculo “Contos que Encantam”, uma mistura de contação de histórias com teatro, em narrativas escolhidas com a ajuda das crianças, possibilitando diversas combinações.

Entre 10h e 12h, no espaço do Mercado Gastronômico, Bruna Beserra e Simone Barreto conduzem a oficina infantil “Plantação de Cataventos”, com moinhos em miniatura feitos de papel, desenhos e muitas cores. A meninada vai brincar com os bons ventos que sopram na Estação!

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes

O espaço abre ao público aos domingos com uma programação cultural gratuita, realizada das 9h às 12h. O projeto “Domingo na Estação” tem a proposta de apresentar o complexo cultural em uma construção coletiva desses espaços com o público cearense, além de oferecer atividades de lazer.

Com 67 mil m², o Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, os seguintes equipamentos: o Mercado Gastronômico, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE).

Serviço:

Domingo na Estação

Dia: 29/05/2022

Horário: 9h às 12h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro

Gratuito e aberto ao público

Obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19 conforme decreto estadual vigente

Programação completa:

9h às 9h30 – Visita guiada “Trilhos Arqueológicos”, com Vanessa Rodrigues
Concentração: Painel do artista Descartes Gadelha (Gare)
9h às 12h – DJ Maarji
Local: Gare

9h às 12h – Feirinha Gastronômica
Local: Mercado Gastronômico

9h30 às 10h20 – Espetáculo infantil “Contos que encantam”, com Paula Yemanjá
Local: Gare

10h às 12h – Oficina infantil “Plantação de Cataventos”, com Bruna Beserra e Simone Barreto
Local: Mercado Gastronômico

 

</ul