Hospital São José integra projetos nacionais com foco na segurança do paciente

26 de maio de 2022 - 17:07 # # # # # #

Diego Sombra - Ascom HSJ Texto e Fotos

Visita técnica do projeto “Saúde em Nossas Mãos” à UTI do HSJ

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está participando dos projetos Saúde em Nossas Mãos e Qualificação Hospitalar, ambos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). As ações têm como foco aprimorar práticas de segurança voltadas ao atendimento dos pacientes internados na instituição e promover melhorias no ambiente hospitalar.

O Saúde em Nossas Mãos visa a reduzir em 30% Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS, no período entre 2021 e 2023. Por meio do projeto, os profissionais do HSJ recebem orientações e são estimulados a adotar medidas que contribuam para diminuir o risco de infecção hospitalar durante a internação.

A coordenadora de Enfermagem da UTI e líder do Saúde em Nossas Mãos no Hospital São José, Luciana Fragoso, está à frente das atividades realizadas na instituição com o intuito de capacitar os colaboradores. A profissional afirma que a UTI do HSJ já colhe resultados positivos decorrentes do projeto. “A unidade está há três meses sem registro de infecção de corrente sanguínea, há quatro meses sem ocorrência de infecção por trato urinário e há dois meses sem casos de pneumonia associada à ventilação mecânica”, detalha.

Ao todo, 204 hospitais do Brasil fazem parte do Saúde em Nossas Mãos. Para integrar o projeto, o Hospital São José passou por um processo seletivo com etapas em que houve entrevistas, apresentação de indicadores hospitalares e análise da infraestrutura e de recursos humanos da instituição. “Temos visto interesse e engajamento da equipe como um todo para alcançar esses resultados e, com isso, prestar a melhor assistência aos pacientes. Observamos, ainda, que nossos processos assistenciais e de comunicação têm tido melhorias”, completa Luciana.

Técnicos do projeto “Qualificação Hospitalar” tiveram a oportunidade de conhecer a instituição e ter acesso a indicadores hospitalares

O Hospital São José também está dentre os 30 hospitais do Nordeste selecionados para participar do projeto Qualificação hospitalar cuja meta é implantar protocolos que permitam o reconhecimento rápido de piora do quadro clínico dos pacientes. “Dessa forma, será possível prevenir complicações e dar suporte a pessoas que necessitam de assistência especializada”, explica Ruth Araújo, infectologista e coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente do HSJ, responsável por acompanhar as ações do Qualificação Hospitalar.

Proadi-SUS

Criado em 2009, o Proadi é coordenado pelo Ministério da Saúde e realiza capacitações, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias com o objetivo de apoiar e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). O diretor técnico do Hospital São José, Lauro Vieira Perdigão Neto, explica que os projetos coordenados pelo Programa estão sendo importantes para reforçar os protocolos já implementados na unidade hospitalar.

“Os projetos têm promovido informação e reflexão de grande valia para os profissionais de saúde. As equipes se sentem ainda mais capacitadas para a prevenção de eventos adversos e já se sentem modificadas pela implantação de novas intervenções e pelo reforço nos protocolos já implantados“.