Porto Iracema das Artes realiza vivência em Mímesis Corpórea conduzida pela pesquisadora Raquel Scotti Hirson

27 de maio de 2022 - 09:18 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quinta-feira, 9 de junho, às 18h30

No dia 9 de junho, das 18h30 às 21h30, a Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza vivência em Mímesis Corpórea com a pesquisadora Raquel Scotti Hirson, tutora do projeto Portas de São Pedro, participante da 9ª edição do Laboratório de Teatro. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas. Pessoas interessadas em participar da atividade deverão enviar um e-mail com nome completo, nome social (se for o caso), data de nascimento e CPF para o endereço labteatro.portoiracema@idm.org.br. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais, desenvolvida pelo grupo Lume Teatro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre atuadores-observadores e corpos/matérias/imagens. O pressuposto da Mímesis Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular de quem atua-observa.

A atividade, que tem como público alvo artistas de cena maiores de 18 anos, busca introduzir esses artistas no universo da observação artística e poética, usando princípios do treinamento de atuação do Lume como suporte para a observação e corporificação de imagens estáticas.

Para a atividade, as pessoas selecionadas deverão trazer entre 3 e 5 imagens de pessoas, animais e paisagens, em fotografia ou pintura de medida aproximada de 20x30cm. As figuras serão compartilhadas com demais participantes e serão afixadas na parede, o que pode lhes causar alguma avaria. Além disso, por se tratar de um trabalho prático, há necessidade de roupas adequadas à prática física.

Sobre Raquel Scotti Hirson

É atriz-pesquisadora e atual coordenadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP). Doutora pelo IA da UNICAMP, com a tese “Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo” e autora dos livros “Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa” (HUCITEC e FAPESP, 2006) e “PRÁTICAS TEATRAIS: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos” (Editora da UNICAMP, 2020). É professora permanente do PPG Artes da Cena do IA, UNICAMP. Atua em espetáculos em repertório do Lume, sendo o mais recente “Kintsugi, 100 memórias” (2019), dirigido pelo argentino Emilio Garcia Wehbi. Apresenta espetáculos, demonstrações técnicas e ministrou workshops em diversas cidades brasileiras e no exterior.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza vivência Mímesis Corpórea conduzida pela pesquisadora Raquel Scotti Hirson
Quando: 9 de junho, quinta-feira, das 18h30 às 21h30
Onde: Sala de Dança da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público