Programa “Viva o Parque” oferece atividades gratuitas em quatro Unidades de Conservação estaduais

27 de maio de 2022 - 16:51 # # # # #

Ascom Sema

No último domingo de maio (29), quatro Unidades de Conservação do Ceará recebem o programa Viva o Parque, do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que propicia à população a oportunidade de aproximar-se da natureza através de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação.

Além do Parque Cocó, o Viva o Parque ocorre em mais três UCs estaduais: Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia (PEBC). No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, de 8h às 12h, e o PEBC, de 9h ao meio-dia.

Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

O Parque do Cocó tem o diferencial do arvorismo, que funciona de 7h às 12h aos domingos, e também nos sábados e feriados, nos horários de 8h às 120h e 14h às 17h.Para praticar o arvorismo, é preciso gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg.

Os visitantes do Cocó ainda têm a opção de navegar no rio que dá nome ao parque. Tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e o outro, de duas horas. Estes dois últimos passeios fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio, pelo telefone: (85) 9 8527 8216.

Botânico, Maranguapinho e Curió

O Botânico, que recentemente retomou as atividades do Viva o Parque, sempre realiza a distribuição de muda. Com 6 km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora, o Botânico configura um convite e uma caminhada com ar puro e beleza natural exuberante. Tem ainda os quiosques, com visibilidade para o espelho d’água, proporcionando um ótimo lugar para passeios em família.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades. Na ARIE do Curió, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.