Campanha contra Febre Aftosa se encerra nesta terça-feira (31)

30 de maio de 2022 - 16:14 # # # #

Ascom Adagri

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), lembra aos criadores cearenses que se encerra nesta terça-feira (31) o prazo para a compra de vacina contra a Febre Aftosa no Ceará. Nesta primeira etapa da Campanha, devem ser vacinados os animais de todas as idades. Isso significa cerca de 2,7 milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado. Segundo o levantamento desta segunda-feira (30), cerca de 48% desses animais já foram vacinados.

“E tão importante quanto vacinar o rebanho é também declarar a vacinação”, reforça o coordenador estadual da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio. Os criadores têm até o próximo dia 15 de junho para preencher o documento junto a Adagri, que pode ser feito de forma virtual, acessando o site da Agência (www.adagri.ce.gov.br), na aba Serviços, no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Agência.

Não havendo a possibilidade de declarar a vacinação de forma virtual, o criador deve se dirigir a um Núcleo Regional ou Local da Adagri ou a um dos escritórios parceiros em seu município. São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.

É importante que todos os criadores cumpram com seu compromisso, pois só assim o Ceará alcançará junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso, “é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município”, conclui Joaquim Sampaio.