Ônibus Lilás leva assistência social e jurídica para mulheres de mais 10 municípios em Junho

30 de maio de 2022 - 14:09 # # # # # #

Ascom SPS - Texto
Divulgação - Prefeitura de Fortaleza - Foto

Unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) para atendimento às mulheres em situação de violência, o Ônibus Lilás vai percorrer, em junho, mais dez municípios do Litoral Leste, do sertão de Canindé, região de Sobral e Maciço de Baturité. Neste mês, as ações começam pela cidade de Apuiarés. Neste ano, 1.241 pessoas já participaram das atividades do Ônibus Lilás. De 2015 a maio de 2022, as ações contemplaram 11.698 pessoas, em 267 distritos, de 179 municípios, em 14 macrorregiões do Estado.

“Os serviços do Ônibus Lilás são muito importantes nesse processo de informar e conscientizar as mulheres sobre seus direitos e garantias, orientá-las sobre as leis que as protegem, como a Lei Maria da Penha, e para que saibam onde e a quem procurar, em casos de violência doméstica, familiar e de gênero”, destaca a secretária Onélia Santana, titular da SPS.

Sob a coordenação da Secretaria-Executiva de Políticas para as Mulheres, da SPS, o equipamento percorre as comunidades do Interior, promovendo rodas de conversa sobre direitos e oferece serviços especializados de assistência social, jurídica e psicológica. Realiza também ações de acolhimento, prevenção, orientação e encaminhamento de mulheres aos órgãos e instituições integrantes da rede de apoio socioassistencial.

Para a secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar, o Ônibus é uma ação fundamental para chegar a distritos mais distantes. “Informação é fundamental para romper o ciclo de violência. A mulher precisa conhecer seus direitos, precisa saber que não está só. E é isso que a ação garante a elas”, destaca a secretária-executiva.

Itinerário Lilás

Na tarde de quarta-feira, 1º de junho, serão atendidas mulheres de Apuiarés; na quinta-feira, 2, pela manhã, as de Tejuçuoca, e à tarde, as de Itatira, onde os serviços prosseguem na manhã de sexta-feira, 3. Na semana seguinte, as rodas de conversas e os serviços de assistência começam à 14h, de segunda-feira, 13, na cidade de Aratuba, e prosseguem nos dias 14 e 15, em Itapiúna, ambas no Maciço de Baturité.

No dia 21, o Ônibus Lilás estará, pela manhã, em Reriutaba; e à tarde, na cidade de Pacujá. Na quarta-feira, 22, aporta em Sobral. Na quarta-feira, 23, serão atendidas as mulheres de Alcântara, pela manhã, e as de Forquilha, à tarde. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Iniciativa da SPS em parceria com os municípios cearenses, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) compõe a rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres e atua nas localidades mais distantes e vulneráveis do Ceará. A Unidade visita assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas cearenses, e segue percorrendo novos espaços.

Serviços ofertados

• Atendimento psicológico, social e jurídico com equipe especializada

• Encaminhamento à rede de apoio dos CRAS e CREAS

• Equipe do Cadastro Único

• Rodas de conversas