Casa da Mulher Brasileira promove curso para agentes de segurança pública

2 de junho de 2022 - 15:26 # # #

Ascom SPS - Texto

Policiais civis, militares e forenses, agentes da Guarda Municipal de Fortaleza e da Patrulha Maria da Penha, de Itaitinga, participam, no período de 6 a 10 deste mês, do curso de Capacitação Continuada dos Agentes de Segurança Pública, na Casa da Mulher Brasileira do Ceará, em Fortaleza. A ação é promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio da Casa da Mulher Brasileira.

A abertura será às 8h30, da próxima segunda-feira (6), com a presença da secretária executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar; da diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Ceará, Arlete Silveira; do comandante do Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), Major Messias; e da coordenadora da CMB, Daciane Barreto.

“Capacitação e conscientização de agentes públicos sobre a importância do atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência são fundamentais para que elas sejam amparadas, acolhidas e assistidas com dignidade e justiça e consigam romper o ciclo da violência ou da violação de direitos em que se encontram inseridas”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

O curso contemplará 100 agentes e terá 40 horas-aula, ministradas por professores universitários, magistrados, gestores e representantes do Judiciário, Ministério Público e da Rede Aquarela. A capacitação será dividida em 18 temas sociais e jurídicos, incluindo a Lei Maria da Penha e outra que trate sobre mulheres em situação de violência, acolhimento e atendimento humanizado, políticas públicas, programas e rede de proteção às mulheres e ao segmento LGBT+.

Para a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar, a formação é um momento que facilita a reflexão sobre a violência de gênero e o papel dos agentes de segurança nesse processo. “Muitas vezes, os policiais têm o primeiro contato com essas mulheres, ainda durante em um momento de dor e choque. Essa atuação é de extrema importância”, pontua Denise Aguiar.

“Esse será um curso bem abrangente, uma capacitação bastante densa, ministrada por pessoas muito capacitadas, e que envolve vários eixos de discussão sobre conceitos de raça e gênero, a população LGBT+ e a interseccionalidade”, avalia Daciane Barreto. As aulas serão nos turnos da manhã e tarde. Os participantes receberão certificados.

Estrutura

Vinculada à SPS, a CMB integra em sua estrutura Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Juizado Especializado, Ministério Público e Defensoria Pública. O foco é o atendimento a mulheres que sofram qualquer tipo de violência de gênero.

A Casa oferece no mesmo espaço, serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado para crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes. A Casa funciona 24 horas por dia, com serviços inteiramente gratuitos.

Serviço

Capacitação Continuada dos Agentes de Segurança Pública
Data da abertura: 6 de junho (segunda-feira)
Horário: 8:30hs
Endereço: Rua Tabuleiro do Norte, s/n – bairro Couto Fernandes