Edital de R$ 2,8 milhões é lançado para modernização das universidades estaduais

2 de junho de 2022 - 15:21 # # # # #

Ascom Secitece - Texto

Chamada vai possibilitar aquisição de equipamentos para os laboratórios de pesquisa da Uece, UVA e Urca

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), acaba de lançar um edital voltado à modernização e aquisição de equipamentos para as três universidades estaduais. Ao todo, serão R$ 2,8 milhões disponibilizados, com exclusividade, para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O anúncio do lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), durante evento virtual com as presenças do titular da Secitece, Carlos Décimo, e do diretor científico da Funcap, Luiz Drude. Representando as universidades estaduais, participaram a reitora e o vice-reitor da UVA, Izabelle Mont’Alverne e Francisco Carvalho; além do reitor da Urca, Francisco Lima Júnior. Por questões de saúde, o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, não pode estar presente.

Edital histórico

Em sua fala, o secretário Carlos Décimo destacou o caráter histórico deste edital. “Uece, Urca e UVA vão poder contar com um aporte financeiro exclusivo que irá proporcionar melhores condições físicas e estruturais para a pesquisa dentro das universidades”.

O titular da Secitece reforçou que o lançamento do edital é parte de um grande projeto, que inclui a realização de concursos para docentes e a expansão da Educação Superior, a maior da história do Ceará. “As universidades estaduais passam hoje por uma forte interiorização e democratização de suas atividades. É o ensino superior mais perto de todos os cearenses, oportunizando que os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras tenham a chance de cursar uma graduação”, lembrou Décimo.

Segundo semestre

O diretor científico da Funcap, Luiz Drude, informou que os recursos deverão ser liberados a partir do segundo semestre. “Esse edital vai dar melhores condições de trabalho para que os pesquisadores das universidades estaduais sigam desenvolvendo um trabalho de excelência”.

Drude ressaltou, ainda, a ligação do edital com o trabalho desenvolvido pela Funcap para fixação de pesquisadores no interior. O diretor também reforçou a importância da articulação realizada pelos três reitores, que deverão definir onde serão aplicados os recursos dentro das suas instituições.

Em seus discursos, os reitores agradeceram ao apoio da Secitece e da Funcap, nesse movimento de união e apoio mútuo das instituições para o fortalecimento das universidades estaduais em seus territórios de atuação.

Detalhes da chamada

A chamada 03/2022 – Modernização e Aquisição de Equipamentos de Laboratórios de Pesquisa nas Universidades Estaduais do Ceará estará disponível na plataforma Montenegro/Funcap para recebimento de propostas a partir do dia 9 de junho. A divulgação dos resultados acontece no mês de agosto, com o desembolso da primeira parcela agendado para outubro.