Ação integrada leva assistência social, saúde e cidadania para territórios de vulnerabilidade social de Fortaleza

3 de junho de 2022 - 17:21 # # # #

Camille Soares - Ascom SPS - Texto e Fotos

Contribuir no cuidado à saúde, no autocuidado, no resgate à cidadania, na promoção de direitos e na reinserção social da população em situação de rua. Esse é o principal objetivo de ação integrada que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através da Secretaria-Executiva de Políticas sobre Drogas, vem promovendo em conjunto com uma rede intersetorial na garantia da acessibilidade às diversas políticas públicas.

Nesta sexta-feira (3), cerca de 120 pessoas da comunidade do Trilho, no Papicu, foram atendidas. Além de ações sociais com as crianças, essas famílias puderam atualizar a carteira de vacinação, emitir a documentação básica, além de atendimentos com conselhos tutelares, Defensoria Pública, e Prefeitura de Fortaleza. As ações do projeto foram iniciadas na última sexta-feira, 25, no viaduto da avenida Borges de Melo, e vêm sendo desenvolvidas semanalmente, nos territórios de grande vulnerabilidade social de Fortaleza.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que as ações ocorrem de forma integrada com diversos profissionais, equipamentos, projetos e programas da SPS e de seus parceiros. “Nosso foco é garantir o acesso a serviços especializados de assistência social, jurídica e psicológica, trabalhando, a médio prazo, no acolhimento humanizado das pessoas em situação de rua”, pontua.

A equipe de abordagem do projeto Estação Móvel de Políticas sobre Drogas realiza medidas de acolhimento, prevenção, orientação e encaminhamento à rede de apoio dos CRAS e CREAS, além de trabalho na construção de um diagnóstico, por meio de coleta de dados básicos, com pessoas em vulnerabilidade ou com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A proposta é conhecer as necessidades reais dessa população para buscar estratégias de intervenção e apoio.

Para a secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rejane Sales, a ação é fundamental no apoio à população em contexto de vulnerabilidade social e em situação de rua. “Nós estamos vivenciando um momento muito crítico com relação à mendicância e esta nos faz um chamado a agirmos no sentido de garantirmos direitos sociais a essas pessoas alheias a questão da cidadania, dignidade, a todos os seus direitos”, ressalta a secretária executiva.

A ação reúne diversos serviços da SPS, como Estação Móvel de Política sobre Drogas, Caminhão do Cidadão e Arte na Praça, além de parceiros como Prefeitura de Fortaleza, Conselho Tutelar, Defensoria Pública.