PM do Ceará se destaca em curso intensivo de operações e sobrevivência na caatinga

3 de junho de 2022 - 15:46 # # # # #

Ascom SSPDS

O soldado do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Paulo Sérgio Marinheiro Duarte, alcançou a primeira colocação no curso de referência de policiamento em zona rural. O policial militar se destacou nas provas submetidas pela 29ª edição do Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) realizado pela Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE). A solenidade de conclusão da formação aconteceu na última quarta-feira (1º), no quartel do Bepi da PMPE, na cidade de Custódia, em Pernambuco (PE).

A capacitação iniciou em abril, com uma turma de 51 alunos, destes 32 concluíram o curso em oito semanas. Os profissionais de segurança pública foram submetidos a situações extremas de grande exigência física e psicológica.

O curso preparou os participantes para atuarem no policiamento especializado na região do semiárido, onde se encontra a vegetação da caatinga, conhecida por ser uma área seca e insalubre. O treinamento contou com técnicas de sobrevivência no terreno de zona rural, situações de acidentes com animais, escassez de alimentos e água e outras situações extremas.

O policial militar Paulo Sérgio Marinheiro Duarte (26), o soldado Marinheiro, participou do treinamento. Ele conta que superou seus limites. “Já nos primeiros dias de curso consegui superar a exaustão física e mental, descobrindo que mesmo estando no limite, consegui me adaptar às situações”, relatou o PM.

Os profissionais da Segurança Pública receberam habilidades técnicas por meio das disciplinas de: Técnica de Patrulha Rural, Operação Ribeirinha, Transposição de Curso da Água, Tiro Tático Policial, Patrulha Urbana, Instrução de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), além de outros conhecimentos específicos para atuar em ambientes diversos.

Os policiais foram submetidos a provas teóricas e práticas, simulações de operações de policiamento e culminou com uma com uma marcha de 30 quilômetros. Além do soldado da PMCE, o curso promoveu a formação de 23 policiais militares da PMPE e oficiais dos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal e Espírito Santo.

Na solenidade de conclusão, o soldado Marinheiro do BEPI da PMCE foi honrado com o primeiro lugar se destacando nas provas práticas e teóricas do curso.