Bombeiros militares e cães farejadores cearenses retornam após missão em Pernambuco

6 de junho de 2022 - 15:13 # # # #

Ascom CBMCE

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que foi enviada para ajudar nas buscas em Recife, no estado de Pernambuco, após as fortes chuvas que atingiram a região, retornaram no último sábado (4). A guarnição havia se deslocado na manhã da última terça-feira (31), com cães farejadores e viaturas para serem utilizadas em locais de difícil acesso. Na chegada, os bombeiros militares foram recepcionados pelo comandante-geral adjunto, Zélio Menezes, que deu as boas vindas e o agradecimento pelo desempenho e pelo sucesso na missão, em nome do CBMCE.

Os trabalhos da equipe cearense encerraram na sexta-feira, (03), após a localização do corpo da última vítima, uma mulher de 43 anos, na região de Camaragibe. A missão em Pernambuco tinha o mesmo foco da executada no início do ano, em Petrópolis – RJ, ou seja, com apoio dos cães, localizar as vítimas soterradas pelos escombros.

“Hoje é um dia muito especial para a corporação, pois estamos recebendo de retorno a força-tarefa que encaminhamos para colaborar com os nossos irmãos pernambucanos, que estão passando por dificuldades por conta de desastres naturais ocorridos por conta das fortes chuvas, que eles foram acometidos. Essa ação foi de imediato idealizada pela governadora, Izolda Cela, e contou com a coordenação do secretário Sandro Caron, o que demonstra toda a solidariedade do povo cearense”, destacou o coronel comandante-geral, Ronaldo Roque.

“Salvar vidas é nosso trabalho, nossa missão. Ter a oportunidade de fazer isso também em outro estado, como agora com nossos irmãos nordestinos, é extremamente gratificante. Nosso treinamento diário é se preparar para situações como essa, de desastres, em que o cão é fundamental para salvar as vidas naquela condição. A gente torce para que o desastre não aconteça, mas se acontecer estaremos prontos, seja no Ceará, em outro estado ou até em outro país. O CBMCE, através do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), sempre estará a postos e à disposição para cumprir nossa missão: salvar”, declarou o capitão Eliomar Cordeiro Alves, comandante da operação.

Atuaram na ação, o capitão Eliomar Cordeiro Alves, o 2º tenente José Maria da Silva, o subtenente Marcelo Acelino Lima, o 3º sargento Italo Diego Alam Mendonça, o 3º sargento Romenig Chaves da Silva, o soldado Antônio Maílson Medeiros de Souza e o soldado Jucelino Pereira de Araújo. Foram utilizados ainda os cães farejadores Tupã, da raça boiadeiro australiano, e os labradores Nala e Flash, além do cão Duck, um border collie. Os animais foram utilizados durante as chuvas em Teresópolis, no Rio de Janeiro; nos resgates do Edifício Andrea, em Fortaleza, e em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão.