Comitiva de empresários holandeses visita Complexo do Pecém

6 de junho de 2022 - 16:31 # # # #

Ascom Complexo do Pecém

Dono de uma estreita relação com os Países Baixos, em virtude da parceria com o Porto de Roterdã, o Complexo do Pecém recebeu, nesta segunda-feira (6), uma comitiva formada por empresários e representantes da embaixada da Holanda no Brasil. Ao longo da manhã, os visitantes participaram de apresentações e conheceram a infraestrutura do Complexo do Pecém.

A comitiva foi recepcionada, no Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) do Complexo do Pecém, pelo presidente Danilo Serpa; pelo presidente da subsidiária ZPE Ceará, Eduardo Neves; e pelas diretoras do Complexo do Pecém, Duna Uribe e Rebeca Oliveira. Também participaram do encontro, representantes das prestadoras de serviços operacionais (PSOs) do Porto do Pecém e diretores das empresas instaladas no Complexo do Pecém.

“Somos um Complexo com mais de 19 mil hectares, uma área total que é maior até do que a do Porto de Roterdã. Além disso, contamos com uma posição geográfica estratégica e todo um ecossistema favorável aos negócios industriais e portuários, o que inclui uma free trade zone, a ZPE Ceará”, enfatiza Danilo Serpa – presidente do Complexo do Pecém.

A comitiva de empresários holandeses também foi acompanhada por Annette Castro, cônsul honorária dos Países Baixos em Fortaleza; e por Afke Mulder, vice-embaixadora dos Países Baixos no Brasil. Além delas, o encontro também contou com a participação de Roseane Medeiros, secretária-executiva da Indústria na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

“Já temos relações profundas entre a Holanda e o Brasil, em especial aqui, no Pecém, por conta da ligação com o Porto de Roterdã. Essa parceria é muito importante para lidarmos com os desafios na questão do desenvolvimento sustentável, o que requer uma cooperação entre todos. Sustentabilidade, inovação e transição energética, esses são os temas mais importantes nessa relação, penso eu”, pontua a vice-embaixadora dos Países Baixos no Brasil.

Hidrogênio Verde

Entre os assuntos abordados durante o encontro, o Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém ganhou atenção especial da comitiva holandesa. Com início de produção previsto para 2025, o projeto visa transformar o Pecém e o Porto de Roterdã em dois dos principais players globais deste segmento.

“Vejo o Hidrogênio Verde como um dos importantes temas que precisamos colaborar, com o objetivo de viabilizar essa rede mundial em que o Pecém e Roterdã terão papéis importantes”, finaliza Afke Mulder.