Porto Iracema das Artes realiza encontro para exibição de curtas-metragens seguido por debate sobre animação em produções audiovisuais

6 de junho de 2022 - 12:30 # # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

O encontro ocorre na quinta-feira, 9 de junho, às 19h, no Youtube da Escola. O tutor Murilo Hauser conversa com roteiristas do Laboratório de Cinema, Bárbara Matias, Hell Ravani, Roberta Barroso e Jamal Kayry

Na quinta-feira (9), às 19h, a Escola Porto Iracema das Artes, — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza um bate-papo virtual sobre Animação com Murilo Hauser e os roteiristas do Laboratório de Cinema, Bárbara Matias, Hell Ravani, Roberta Barroso e Jamal Kayry.

O intuito do encontro, que será transmitido ao vivo pelo canal da Escola no Youtube, é debater com Murilo Hauser, tutor do Laboratório, o processo criativo que envolveu a construção de a construção de seus curtas de animação Meu Medo (2010) e Silêncio e Sombras (2008). A partir da exibição dos curtas, a ideia é criar um espaço de troca de experiências entre Murilo Hauser e os roteiristas da atual edição Lab Cena 15, que também estão envolvidos com a criação de animações.

Para Jamal Kayry, artista indígena que desenvolve junto a Bárbara Matias o primeiro projeto de animação do Laboratório Cena 15, a animação é uma facilitadora de pensamentos, uma arte que cativa o sentimento do público pelo modo como é criada, pelas cores, traços e pelas múltiplas interpretações que podem sair dela. “Eu gosto muito de conversar com outras pessoas, sou muito curioso para saber o que a outra pessoa sente quando vê uma imagem, uma cena. É muito importante debater e entender como uma mesma animação chegou em diferentes pessoas e quais as significâncias que podem existir naquela imagem” reforça o artista.

Este é mais um momento de reflexão coletiva, partindo das perspectivas visuais e imaginativas do fazer audiovisual. Para participar da atividade não é preciso ter conhecimento prévio sobre o assunto.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Sobre Murilo Hauser

Escreveu “A Vida Invisível”, Grand Prix da mostra Un Certain Regard de Cannes em 2019. Em 2021, voltou ao festival com “O Marinheiro das Montanhas”, nova colaboração com o cineasta Karim Aïnouz. Seus curtas “Silêncio e Sombras” e “Meu Medo” foram premiados em Nova Iorque e Buenos Aires e eleitos, por duas vezes consecutivas, Melhor Animação Nacional no Curta Cinema, Rio de Janeiro. Convidado pelo Bergman Center, Suécia, dirigiu o primeiro trabalho em VR para o museu, filme exibido na 42ª Mostra de Cinema de São Paulo. Para o teatro, criou “Avenida Dropsie” com a Sutil Companhia, assinou texto e direção da premiada “Não Sobre o Amor” com Felipe Hirsch e, ao lado de Hector Babenco, dirigiu “Hell” com Bárbara Paz. Em “Ópera”, participou de montagens de “O Empresário” com Marcio Abreu, “O Castelo de Barba Azul” e “Rigoletto”, co-dirigida com Hirsch para a comemoração do centenário do Teatro Municipal de São Paulo. Murilo recebeu seu diploma de Master of Fine Arts em roteiro pela University of Southern California como bolsista da Fulbright. É tutor do Laboratório Cena 15 da Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza, e integrante do Núcleo de Desenvolvimento da VideoFilmes desde 2018.

Sobre Hell Ravani

Nasceu e se criou entre a Barra do Ceará e Caucaia. Ao largar Engenharia, se mudou para o eixo Rio-São Paulo para ser humorista. Por alguns anos, se dedicou aos palcos e a uma pesquisa paralela sobre comédia alternativa. Na área de roteiro, fez a punchline dos longas “Cabras da peste” e “T.O.C – Transtornada Obsessiva e Compulsiva”. Como roteirista, desenvolveu a animação “Menino Maluquinho”, com data de lançamento para 2022 pela Netflix. Foi chefe de redação na criação do formato e das duas temporadas do programa híbrido DANI-SE, apresentado por Dani Calabresa e que une entrevistas com esquetes surreais. Atualmente, está desenvolvendo novos projetos em parceria com a diretora Lilian Amarante.

Sobre Jamal Kayry:

Arte Educador, artista da luz, aspirante cineasta, cozinheiro, macumbeiro, ciclista, vegetariano. Kayry, desde 2012, mergulha na sua existência quanto essência, sempre agarrado em galhos de sua arte, sempre escavando a raiz de suas falas e descascando o tronco de suas sinapses neurais. Minha arte sou eu, tudo que se cria pode ser de mentira, mas pelo menos é encontrado nas minhas existências. Desenvolve o roteiro de longa-metragem “Dentro do Rio” na 9ª edição do Lab Cena 15.

Sobre Barbara Matias:

Barbara Matias é indigena do Povo Kariri. Nasceu na comunidade do Marreco (Aldeia Marrecas) , Quitaius, Lavras da Mangabeira. Artista curiosa, transita entre as artes da cena, audiovisual e escrita. Sua prática é um caminho não-linear que usa a corpa como suporte para denunciar o memoricidio, “se- acontece” em diferentes plataformas artísticas para resgatar memórias originárias e recontar memorias nativas que foram apagadas devido o etnocídio/genocídio da nação Kariri. Doutoranda em Artes da Cena pela UFMG. Desenvolve o roteiro de longa-metragem “Dentro do Rio” na 9ª edição do Lab Cena 15.

Sobre Roberta Barroso:

Especialista em Escrita e Criação pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes da UFC. Realizou o curta de animação “Uma volta pela Praça”, financiado pelo Edital das Artes de 2016 (Secultfor). Fez o curso básico no Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde ministrou aulas de roteiro e produção de projetos para animação. Atualmente, realiza o projeto “Tempo Trem”, selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020. Frequentou o curso de desenho e de Histórias em Quadrinhos do Estúdio Daniel Brandão. É associada à Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Serviço

Porto Iracema das Artes realiza encontro virtual para exibição de curtas-metragens seguido por debate sobre animação em produções audiovisuais
Data: quinta-feira (9 de junho), às 19h
Local: Youtube da Escola Porto Iracema das Artes (https://www.youtube.com/user/PortoIracemaDasArtes)
Online e gratuito