Serviços empresariais não financeiros no Ceará crescem 15,2% no 1º trim/2022 e superam índice nacional, de 9,4%

6 de junho de 2022 - 12:36 # # # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece

Os serviços empresariais não financeiros do Ceará cresceram 15,2% no primeiro trimestre de 2022, representando a quarta alta seguida do setor quando comparado ao mesmo período de 2021. O índice cearense, inclusive, é superior ao do Brasil, que no mesmo período foi de 9,4%. Os números estão no Ipece/Informe (nº 214 – junho/2022) – Setor de serviços do estado do Ceará: resultados do primeiro trimestre de 2022 e comparativo pré-pandemia, trabalho realizado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.

No entanto, embora o setor de serviços tenha apresentado novamente desempenho positivo, os resultados revelam claros sinais de que o segmento segue em desaceleração. É que após o pico de 23,2% ocorrido no segundo trimestre de 2021, o crescimento nos trimestres subsequentes apresenta desaceleração, de acordo com o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, autor do Trabalho. Ele afirma que, no primeiro trimestre de 2021, os serviços do Ceará haviam recuado 7,8%, quando a economia ainda sofria os efeitos de uma segunda onda da Covid-19.

Mas, ao observar a evolução do segmento a partir do início do período pandêmico é possível verificar que, embora o segmento tenha apresentado desempenho negativo no primeiro trimestre de 2020, os quatros trimestres seguintes de queda são reflexos da crise sanitária. Em consonância com esses resultados – frisa -, os serviços do Brasil, que também apresentaram crescimento no primeiro trimestre deste ano, também revelem sinais de desaceleração. “Os serviços cearenses vis-à-vis ao nacional apresentaram uma queda maior ao longo da crise sanitária”.

Ele explica que, no segundo trimestre de 2020, o setor cearense chegou a recuar 25,8%, enquanto no Brasil a retração foi de 16,3%. Esse pior desempenho dos serviços do Ceará prosseguiu até o primeiro trimestre de 2021, quando a partir do período subsequente o setor seguiu em mais rápida recuperação. Diante desses resultados, é possível afirmar que “o melhor desempenho dos serviços empresariais não financeiros do Ceará, nos últimos quatro trimestres, pode estar relacionado com uma base de comparação ainda baixa. A partir do segundo trimestre de 2021, no qual o segmento começou a apresentar desempenho positivo diante da reabertura das atividades, ter-se-á uma base de comparação maior com reflexos no seu desempenho nos próximos trimestres”.

O Analista de Políticas Públicas ressalta que, desde março de 2021, o Banco Central começou a elevar as taxas de juros. A evidência empírica mostra que a política monetária apresenta defasagens de três a quatro trimestres. “Certamente, um movimento mais contracionista, reduzindo a liquidez disponível mediante diversos canais de transmissão, irá impactar o setor de serviços. Os dados futuros provavelmente irão refletir essa dinâmica”. Os serviços empresariais não financeiros são compostos por cinco grandes grupos: Serviços prestados às famílias; Serviços de informação e comunicação; Serviços profissionais, administrativos e complementares; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; e Outros serviços. Os dados do trabalho têm como base a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Atividade turística

O estudo revela que, a partir do segundo trimestre de 2020, são claros os efeitos da crise sanitária em decorrência das medidas de isolamento social e fechamento de atividades econômicas não essenciais. Em sequência, o segmento segue apresentando taxas negativas, embora a taxas decrescentes ao longo de 2020 seguindo uma recuperação em “V”. No primeiro trimestre de 2021, com os efeitos da segunda onda, a atividade turística, tanto no Ceará como no Brasil, seguiu em terreno negativo, com taxas de 34,5% e 27,4%, respectivamente. Já no segundo trimestre o setor apresenta um expressivo desempenho positivo, com crescimento de quase 100% no Ceará (97,4%).

Nos trimestres subsequentes de 2021, não obstante o desempenho positivo, o crescimento do setor ocorreu a taxas decrescentes. Porém, no primeiro trimestre de 2022 o setor segue mantendo o desempenho positivo, com taxas de 47,7% e 42,2% no Ceará e no Brasil, respectivamente. “No primeiro trimestre de 2021, o setor ainda apresentava desempenho negativo, principalmente por conta do surgimento de uma segunda onda de Covid-19 e novas medidas de isolamento social. Assim, diante desse quadro é importante destacar que o desempenho positivo nesse primeiro trimestre de 2022 está condicionado a uma base de comparação baixa” – conclui Daniel Suliano.

Clique aqui e acesse o IPECE Informe – Nº 214 – Setor de Serviços do Estado do Ceará: Resultados do Primeiro Trimestre de 2022 e Comparativo Pré-Pandemia.