Lançada Agenda Ambiental da Administração Pública no Sistema Sedet

7 de junho de 2022 - 15:27 # # # # # # # #

Daniel Herculano - Comunicação Institucional - Texto e Fotos

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade

Nessa segunda-feira (6) aconteceu o lançamento do programa Agenda A3P no Sistema Sedet. O evento contou com a participação do secretário Maia Júnior que, na oportunidade, falou sobre a importância da agenda na administração pública e como as práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente – pautas importantes no Brasil e no mundo.

Foram apresentadas as comissões oficiais e executoras da Sedet, Adece, Jucec, Adagri e os multiplicadores do programa, que serão os responsáveis por toda essa mudança da cultura organizacional no Sistema Sedet.

Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, que foi no domingo (05/06), os servidores e colaboradores foram presenteados com mudas doadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e Bioclone.

Veja a composição das Comissões:

Sedet

Comissão Oficial: Titular: Ana Paula da Silva Cavalcante/ Suplente: Flávio Prata Meirelles, Titular: Maria da Conceição Leite de Vasconcelos/ Suplente: André Luis Monte da Silva, Titular: Hélio Chaves Bastos/ Suplente: Yngra Lima Santos, Titular: Marcelo Marcílio Santos/ Suplente: Francisco Oscar Nogueira, Titular: Adriana Melo Santos Martins/ Suplente: Vitor de Oliveira.

Comissão executora: Gislane Ferreira da Silva Porto, Maria da Conceição Leite de Vasconcelos, Vandiza Francelino Sucupira, Luciana Guimarães Colares, Felipe Nicolas de Morais Garcia, Francisco Oscar Nogueira, Sérgio Araújo de Sousa, Pedro Vitor de Oliveira, Marcelo Gonçalves Millole, Virgínia Silveira e Ana Paula da Silva Cavalcante.

Adagri

Comissão Oficial: Leopoldo Heitor Borborema e Karine Fátima Barros de Oliveira

Comissão executora: Nivea Guedes E. Alexandre, Antônia Ramona Monteiro de Sousa Andrade e Cláudia Brás Almeida.

Adece

Comissão Oficial e executora: Helena Martins Teofilo, Kamila Pinto Ferreira Petri Feitosa, Ana Kezia Souza Arimatéa. Suplentes: Francisco Anderson Oliveira Nunes , Flávia Bezerra Brasil e Maria Cecy de Castro.

Jucec

Comissão Oficial e executora: Titular: Sonara Capaverde e Suplente Laura Teixeira, Titular: Lenira Cardoso e Suplente David Fontenele.

Equipe de Multiplicadores

Flávio Themotheo (Sedet), Oscar Nogueira (Sedet), Virgínia Silveira (Sedet), Anderson Evangelista (Adagri), David Caldas Vasconcelos (Adagri), Pedro Henrique (Sedet), Helena Teófilo (Adece), Ana Késia (Adece), Nanda (Jucec) e Jeana (Jucec).

Sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), já existe há 23 anos. O principal objetivo é promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implementarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas.
É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus colaboradores são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.