Lançamento do podcast “Povos de Terreiro” é destaque da programação semanal do CCBJ

7 de junho de 2022 - 16:48 # # # # #

Isabel Brasil - Ascom CCBJ

Confira a programação 06 a 12 de junho virtual, presencial e gratuita

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), anuncia sua programação semanal até 12 de junho, repleta de ações presenciais e virtuais nos canais de comunicação do equipamento.  Confira a programação completa dos  pilares de atuação do CCBJ, da Ação Cultural, Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), com atividades semanais, gratuitas e parte das ações tem tradução e interpretação para Libras.

Nesta sexta-feira (10), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) lança o primeiro episódio do podcast “Povos de Terreiro”. A edição foi construída por muitas mãos, vozes, pensamentos e conversas. O podcast “Povos de Terreiro” nasceu das Conversas de Terreiro, um programa do NArTE/CCBJ, conduzido pelo educador social Eduardo Marques. O podcast Povos de Terreiro surge com o objetivo de construir pontes e fortalecer a memória dos terreiros do Grande Bom Jardim, que são mais de 500 espalhados no território.

Das conversas às realidades, as rodas de prosa e articulação trouxeram a necessidade de valorizar ainda mais a cultura dos povos de terreiro dentro do CCBJ e do território do Grande Bom Jardim. O projeto surgiu com a missão de propagar e fortalecer esta cultura e seus costumes, por meio da produção de conteúdo a partir do podcast, uma edição por mês e em breve outras intervenções como feira de artigos, gastronomia e ações culturais e a culminância com um vídeo documentário a ser lançado em dezembro  de 2022.

Abrindo os trabalhos, nesta primeira edição, Pai Neto, um dos precursores dos povos no território e à frente do Centro Espírita Umbanda São Miguel desde 1982, conversa com Mãe Janaína, outra referẽncia no Bom Jardim, mãe de santo do Palácio das Águas desde 2007. O papo é mediado por Eduardo Marques, educador social NArTE CCBJ e Isabel Mayara, gerente de comunicação do CCBJ. O papo é leve e cheio de narrativas potentes sobre as jornadas pessoais e espirituais das autoridades religiosas. Além disso, a conversa traz como a umbanda e o candomblé é ponto de cultura e memória do território, os desafios e conquistas, a travessia durante a pandemia  e muitos outros assuntos. Chega mais e escute no canal do  Youtube do CCBJ e em breve estará disponível no Spotify  e no site www.ccbj.org.br . Todo mês uma edição especial do Povos de Terreiro no ar com convidados e assuntos variados.

A programação semanal também conta com as ações presenciais do NArTE na comunidade São Francisco e nas instituições parceiras, pelo território do Grande Bom Jardim. A Escola de Cultura e Artes do CCBJ continua com as ações formativas presenciais nas instituições parceiras, em virtude da manutenção elétrica em que está sendo realizada no equipamento, e volta de forma gradual, às aulas presenciais dentro do Centro. Nesta semana retoma as aulas presenciais da última edição dos Cursos Básicos, como Dança, Libras, entre outros.

Nesta semana a programação da Ação Cultural traz os programas:

(Terça-feira)  SOMBRINHA LITERÁRIA – LEITURA DE AFETO COM RAQUEL GOMES, estagiária da Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim, que traz um  trecho do livro “O menino que desaprendeu a chorar” de Aureliano. Confira o vídeo nas redes sociais do CCBJ.

(Quinta-feira) SOMBRINHA LITERÁRIA – VOCÊ CONHECE A BIBLIOTECA CRISTINA POETA DO CCBJ?,  contando um pouco da história da nossa biblioteca, falando sobre quando ela foi inaugurada e sua nomeação. O vídeo faz parte de um novo quadro de programação da Biblioteca, que irá ao ar semanalmente, com temas que envolvem a Biblioteca do CCBJ.  Disponível nas redes sociais do CCBJ.

(Sexta-feira) ESTÚDIO EM PAUTA EM  “EXPERIÊNCIAS SONORAS” COM JEFFERSON JUAN E O PRODUTOR VICTOR OLIVEIRA. Nesse episódio do Estúdio em Pauta, Jefferson Juan, técnico de áudio do CCBJ, convida Victor Oliveira, proprietário e produtor do Cabidi Home Studio. Disponível no Youtube do CCBJ.

(Sábado) TODOS OS SONS – ERNANY RVM APRESENTA NEGOATIVIDADE , apresenta no canal no YouTube Ernany RVM, o seu novo EP “Negoatividade”, que traz em suas letras mais do empoderamento negro e positividade, com um repertório de músicas dançantes, resgate do melhor da Black Music com samples. Disponível no Youtube do CCBJ.

Chamada pública

A Chamada Pública para composição da programação artística do CCBJ continua aberta até esta sexta-feira (10). Edital, inscrição e atualização do processo em: https://ccbj.org.br/oportunidades/ . Serão selecionadas 50 propostas artísticas culturais em diferentes linguagens, a serem executadas durante o período de junho a dezembro de 2022 na programação cultural do CCBJ. Assista a live tira-dúvidas disponível no Youtube do CCBJ: