Novos servidores conhecem Centro de Memória da Fazenda

8 de junho de 2022 - 16:22 # # # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz

O Centro de Memória da Fazenda está recebendo, desde o início do mês, visitas dos novos servidores fazendários. A atividade é uma oportunidade para os 79 auditores recém-empossados conhecerem um pouco sobre a história dos 185 anos da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará).

A novata Monalisa Alencar gostou da experiência. “É realmente incrível esse trabalho de retorno às nossas origens, à nossa história, de saber como tudo aconteceu, a relação das próprias constituições, a questão dos impostos, de como eram arrecadados e de como o dinheiro era investido. Achei muito interessante a sala do cofre. ”

A nova auditora fiscal elogiou o trabalho de preservação da memória realizado pela Sefaz. “É muito importante que uma secretaria da Fazenda guarde esses registros e construa um centro de memória tão notável, a ponto de também ser um espaço de referência educacional para as crianças e os demais visitantes, inclusive para a gente que é fazendária e está chegando agora na Secretaria.”

Ricardo Feitosa considerou o momento gratificante. “Dá um sentimento muito especial ver as as nossas fotos e a dos nossos colegas. Foi uma verdadeira lição para a gente que está começando agora poder aprender com o passado, melhorar isso e entregar mais resultado, mais história para o futuro.”

Quem também ficou encantado com o passeio pelas memórias da Fazenda foi Lucas Rodrigues. Natural de São Luís (MA), o servidor disse que pôde aprender mais sobre o Ceará. “A gente consegue entender mais sobre a Sefaz, sobre a história do próprio Estado, até porque a história da Sefaz se confunde com a história do Ceará. Essa exposição faz indagações para a gente. De onde é que a gente vem? Para onde a gente tá indo? Para a gente saber o nosso futuro, a gente tem que conhecer o nosso passado.”

A gestora do Centro de Memória, Clarissa Barroso, ressaltou a importância de mostrar a trajetória da Secretaria para os novos colegas. “A visita é uma forma de eles poderem experienciar como a Sefaz está intimamente ligada à história do nosso estado e como foi o processo para chegarmos na nossa missão atual. Também é importante para eles verem que suas vivências estão sendo valorizadas pelo nosso equipamento, responsável por resguardar as memórias da instituição, memória essa que passa também pelas vivências e afetos construídos por eles.”

Está agendada para esta quinta-feira (9) a ida da última turma de novos servidores ao Centro de Memória.

Exposição

O Centro de Memória oferece ao público três ambientes, compostos por uma galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas que exibem a exposição de longa duração “Notas de Memória”.

A mostra utiliza recursos de multimídia para possibilitar uma maior interatividade com a história fazendária. Na exposição, o visitante mergulha no mundo dos tributos e reflete sobre a finalidade da arrecadação para a sociedade.

Um dos destaques é a sala-cofre, que em sua origem cumpriu a função de guardar os recursos arrecadados no Estado. Nesse espaço, o público é chamado a refletir sobre a desmaterialização do dinheiro e a transformação em políticas públicas. Também pode conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vitor Grilo.

Serviço

O horário de funcionamento do Centro de Memória da Fazenda é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h. Excepcionalmente, durante este mês e até o dia 7 de julho, em virtude de reforma da fachada do prédio da Secretaria da Fazenda, somente serão realizadas as visitas de grupos previamente agendadas.

Os interessados podem acessar a exposição virtual no site.