Dia Mundial da Acreditação: hospitais da Rede Sesa destacam-se por qualidade e segurança na assistência em saúde

9 de junho de 2022 - 15:38 # # # #

Bruno Brandão, Isabelle Azevedo, Valéria Alves e Teresa Fernandes - Ascom HGWA | HRSC | HRC | HRN Texto
Bruno Brandão e Teresa Fernandes | imagens anteriores à pandemia de covid-19

Organização Nacional de Acreditação avaliam unidades em três níveis de excelência

Promover e fortalecer padrões de qualidade e segurança na assistência em saúde são alguns requisitos fundamentais para a acreditação hospitalar, iniciativa global estabelecida em conjunto com o Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e a Cooperativa Internacional de Acreditação de Laboratórios (Ilac). O processo, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua dos serviços, ganha destaque nesta quinta-feira (9), quando celebra-se o Dia Mundial da Acreditação.

Na rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os hospitais Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, e os regionais Norte (HRN), em Sobral, e do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, são certificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Já o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, é reconhecido internacionalmente. Todas as unidades são administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

“A acreditação é o processo voluntário, independente, de avaliação da qualidade dos serviços de saúde no qual as organizações são reconhecidas publicamente por atenderem aos padrões e requisitos estabelecidos, contribuindo para a melhoria do desempenho dos processos. Ser acreditado significa que os pacientes/clientes sabem que a instituição está comprometida em fornecer serviços de excelência”, explica Camila Peixoto, gerente de Qualidade e Segurança do ISGH.

Ela ressalta, também, que a acreditação em saúde é um processo cíclico, que está sempre em busca da melhoria contínua. “Qualquer organização prestadora de serviços de saúde, de qualquer porte, perfil e complexidade pode se candidatar ao processo de acreditação – desde que esteja em conformidade com os requisitos descritos na Norma Orientadora específica”.

Dentre os benefícios da certificação, estão: redução de custos; aprimoramento e melhoria constante dos procedimentos; maior integração entre os setores; e credibilidade. Ou seja, ganham os órgãos governamentais e reguladores, os colaboradores e a sociedade.

Hospital Regional Norte

O HRN é acreditado Nível 3 – com Excelência pela ONA na qualidade de serviços de saúde prestados, incluindo protocolos de segurança para pacientes e gestão integrada. O reconhecimento destaca a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O hospital é o único da região a ter esse tipo de acreditação e, neste mês de junho, passará por um processo de recertificação. “Nosso objetivo é ampliar a assistência à população, oferecendo mais serviços”, pontua a diretora de Processos Assistenciais, Aline Valeriano Moura Honório

Hospital Regional do Sertão Central

Em cinco anos de existência, o HRSC tornou-se referência em qualidade e excelência nos serviços prestados à sociedade. Em 2020, foi o primeiro hospital público da América Latina a receber a certificação Nível Ótimo pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). A unidade manteve o reconhecimento em 2022, quando passou por uma nova análise.

Processo de acreditação é revisto periodicamente para estimular a busca pela excelência

“Os pontos mais positivos em relação a esse aspecto são o engajamento para manter essa cultura de qualidade e segurança, além do empenho de gestores, profissionais e de todos os colaboradores. Consequentemente, tudo isso reflete na entrega de uma assistência de qualidade para os nossos usuários”, reconhece Nayana Rocha, assessora técnica da Qualidade no HRSC.

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

O HGWA é acreditado pela ONA há 17 anos. A unidade foi a primeira da rede pública na Capital a receber o título em excelência. A primeira acreditação foi de Nível 1, voltada para para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Depois, obteve o Nível 2 de qualidade, reconhecendo, também, uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as ações. Em 2017, o HGWA obteve acreditação máxima de Nível 3.

 

“Esse resultado demonstra que a nossa cultura organizacional trabalha sempre a melhoria contínua. O orgulho dos nossos colaboradores em fazer parte do desenvolvimento da unidade é algo nítido e comprovado em nossas pesquisas internas”, avalia o diretor-geral, Denys Briand.

“É a excelência da gestão por meio da oportunidade de melhorias. Um dos maiores benefícios do processo é a partir desse olhar externo que nos visita frequentemente e que, nesse momento de avaliação, nos abre os olhos, nos questionam. Isso gera um ano de avaliação e objetivos de aprimoramento para, cada vez mais, enraizar, fortalecer e crescer nos nossos padrões de qualidade e experiência do paciente, tentando sempre melhorar e inovar no nosso processo de gestão“, complementa a assessora da qualidade Marina Porto sobre a visita anual da ONA.

Hospital Regional do Cariri

No HRC, a acreditação chegou com apenas dois anos de funcionamento, a partir da visita de Diagnóstico Organizacional. Em 2014, a unidade passou pela avaliação externa da ONA, via Instituto Qualisa de Gestão, e conquistou logo a certificação de Nível 2, sendo o primeiro hospital público do interior do Estado com Emergência e mais de 200 leitos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a ser reconhecido nessa categoria.

Em 2016, o equipamento passou por reavaliação e conquistou o terceiro nível de qualidade. Foi o primeiro do Ceará, o segundo do Nordeste e o 13º do País com o título. Desde então, as análises são para manutenção do certificado, como a que ocorrerá neste ano.

“Ser uma unidade acreditada traz, também, muita responsabilidade pra gente, porque isso quer dizer que nossos processos gerenciais e assistenciais seguem um protocolo que garante que estamos sempre buscando melhorar a assistência ao nosso paciente”, destaca a gerente de Risco Narya Brito.