Em Lavras da Mangabeira, Governo do Ceará entrega 88º Centro de Educação Infantil

9 de junho de 2022 - 15:29 # # # #

Ascom SPS Texto
Thaynan Nozack Fotos

“Esse espaço é muito importante para o meu filho. Quando ele chegou, ele se sentiu em casa, e aqui ele se desenvolve muito bem, tanto a coordenação motora, quanto a autoestima dele”, relata Luizete Amaro, mãe de Felipe (6), uma das 100 crianças que serão beneficiadas pelo novo Centro de Educação Infantil (CEI) de Lavras da Mangabeira. “Além de aprenderem, eles se sentem felizes, aprendem brincando”, completa.

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), e contou com as presenças do secretário executivo da Proteção Social da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina, e do prefeito de Lavras da Mangabeira, Ronaldo Pedrosa Lima.

“Aqui no Ceará, nós temos uma história muito forte de fortalecimento, de reconhecimento, de valorização da educação”, destacou o secretário executivo da Proteção Social da SPS, lembrando o movimento realizado pela governadora Izolda Cela, desde seu período como secretária da Educação, até hoje.

“Nós temos entregue Centros de Educação Infantil em todos os municípios cearenses e fico muito feliz que Lavras da Mangabeira está recebendo o seu hoje. O Governo do Estado atua em todos os municípios e, no final, nosso objetivo é um só: que as pessoas, os cidadãos, os cearenses recebam os benefícios das políticas públicas”, finaliza.

O equipamento, que integra o Programa Mais Infância Ceará, atenderá crianças da Educação Infantil. Juliana Garcia (21), mãe da Maria Vitória (5), destaca o benefício do espaço para as crianças e também para as mães da região. “O CEI me auxilia muito, porque enquanto eu trabalho ela está aqui estudando. Eu sou cuidadora de idosos e é uma tranquilidade deixar ela aqui, um local seguro, com profissionais capacitados, e se desenvolvendo bastante. Tem local pra brincar, jardim, as salas são mais amplas. Ela está amando”, comenta.

Com o espaço, chega a 488, o número de equipamentos entregues pelo Programa Mais Infância Ceará, incluindo 191 brinquedopraças. O CEI de Lavras da Mangabeira contou com investimento de R$ 1.317.129,57, em uma área de 383,72 m². Os recursos são oriundos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ao final da entrega, também houve o plantio de mudas nativas, como parte das ações de educação ambiental realizadas pelo Mais Infância Ceará.

Estrutura

Construídos e equipados pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), os CEIs ampliam o acesso e a permanência de crianças em uma instituição própria da Educação Infantil, fortalecendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social. Outros 46 Centros de Educação Infantil estão previstos nas obras do Proares III, nas diversas regiões do estado.