Governadora Izolda Cela entrega dois Centros de Educação Infantil e autoriza construção de Areninha em Ibicuitinga

9 de junho de 2022 - 14:15 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes e Tiago Stille Fotos

Equipamentos representam mais acesso à educação, esporte e lazer

O Governo do Ceará segue investindo para garantir às crianças cearenses mais acesso à educação e oportunidades. Na manhã desta quinta-feira (9) foi a vez da cidade de Ibicuitinga, no Sertão Central, receber dois Centros de Educação Infantil (CEI) do Programa Mais Infância Ceará. Na oportunidade, foi assinada ordem de serviço para a construção de mais uma Areninha no município.

A entrega contou com a presença da governadora Izolda Cela, da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; do secretário de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; e do prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro; e de outras autoridades.

Os CEIs de Ibicuitinga estão localizados no distrito Açude dos Pinheiros e na sede do município, este recebeu o nome de Irlene Maria Cabral. Cada equipamento vai atender diariamente até 100 crianças de zero a cinco anos de idade, dispondo de duas salas de aula com banheiros, espaço recreativo, coordenação, refeitório e cozinha.

“Os CEI fazem parte de uma política ampla de atenção à Primeira Infância, uma etapa da vida que merece muito cuidado, para nós termos a chance de termos uma sociedade cada vez melhor. Os equipamentos vão dar melhores condições de trabalho aos professores e, principalmente, receber bem as crianças para a felicidade de suas famílias”, afirmou Izolda Cela.

As unidades foram construídas e equipadas pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), com investimento total de R$ 2.239.112,86. Com isso, o Ceará alcança a marca de 488 equipamentos entregues por meio do Programa Mais Infância Ceará, incluindo 88 CEIs e 191 brinquedopraças.

“Esse momento vai fazer diferença na vida das crianças e suas famílias. A mãe vai poder trabalhar porque terá um local adequado para deixar sua criança, com a certeza que o filho estará em um ambiente de desenvolvimento integral”, disse Onélia Santana, titular da SPS.

A ibicuitinguense Suely Moreira, 45, levou a filha Maria Aparecida, 4, para conhecer o CEI Irlene Maria Cabral, na sede de Ibicuitinga. “Essa estrutura maravilhosa vai beneficiar muitas crianças. É outro futuro, outra história, e será muito bom para elas”, avaliou.

A família da agricultora Geuzeli Queiroz, 53, reside há muitas décadas no Açude dos Pinheiros . Ela, que é avó de seis netos, comemorou a inauguração do CEI. “É muito bom ter isso para as nossas crianças. Aposto que elas terão um futuro bem melhor”.

O prefeito municipal falou sobre a importância da parceria com o Estado para fortalecer diversas áreas, com destaque para a rede de ensino. “Hoje, o momento é de agradecer. O governo estadual destinou para educação muitos recursos. Sem essa parceria não conseguimos avançar em nenhuma área”, frisou.

Ibicuitinga também ganhará uma nova Areninha que beneficiará os moradores do Distrito Canindezinho. Com investimento de R$ 320.593,04, a obra será supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas.

“Essa ação das Areninhas é uma política forte que faz com que o esporte tenha cada vez mais espaço nas comunidades para fazer com que a juventude, crianças, adultos e idosos direcionem a energia para para coisa positiva”, enfatizou a governadora Izolda Cela.