Nova turma de micro e pequenas empresas inicia capacitação pelo programa Território Empreendedor

9 de junho de 2022 - 16:04 # # # #

Ascom Sedet

É o 2º Ciclo do programa da Companhia Siderúrgica do Pecém em parceria com Sebrae e Governo do Ceará

Preparar os micro e pequenos negócios cearenses para serem fornecedores da Siderúrgica, demais indústrias do Complexo do Pecém e do Governo do Estado do Ceará. Esse é o objetivo do Território Empreendedor – programa promovido pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) em parceria com o Sebrae e Governo do Ceará.

Na terça-feira (7), o programa iniciou a 2ª Trilha de Capacitações em Desenvolvimento de Fornecedores Locais para a aula inaugural. O evento foi realizado em formato híbrido, com cerca de 70 empresários na sede do Sebrae-CE e os demais, remotamente, por meio de transmissão online.

O encontro inicial também incluiu palestra sobre “Criatividade para alavancar vendas”, ministrada por Bruno Leitão, professor universitário com ampla experiência em estratégias de Marketing, Vendas e Inovação.

Ao longo dos meses de junho, julho e agosto, serão ministradas cerca de 100 horas de workshops online e consultorias individuais, por meio de seis módulos: Gestão da Qualidade; Gestão de Compras e Estoques; Gestão de Projetos; Gestão Financeira; Orientação ao Crédito; e Dicas para Fornecedores CSP.

O secretário Executivo de Trabalho e Empreendedorismo (Sedet) do Governo do Ceará, Kennedy Montenegro, elogiou o programa e a presença dos empreendedores. “Eu considero essa atividade prioritária e importantíssima para os pequenos negócios do estado do Ceará. Nós queremos parabenizar a CSP, o Sebrae e a todos os parceiros envolvidos e principalmente aos participantes. Acreditem em vocês, acreditem nas empresas de vocês e que é possível, sim, prestar serviços para grandes empresas como a CSP. A gente quer fomentar a economia local do nosso estado, que tanto merece e precisa”, finalizou.

“A CSP acredita nesse compromisso do crescimento e desenvolvimento social, não só da região onde estamos inseridos, mas também do Ceará como um todo. E isso está no nosso direcionamento estratégico. A gente quer contribuir com o crescimento da região e, para isso, a CSP precisa estar cada vez mais próxima de seus fornecedores”, destacou Cristiane Peres, gerente de Relações com Comunidades da CSP.

De acordo com o Sebrae, micro e pequenos negócios representam mais de 90% da economia. E, além de serem inúmeros em quantidade de empresas, também são responsáveis por mais de 50% dos empregos gerados. “A nossa ideia é que as empresas possam perceber essa oportunidade que elas têm. Muitas delas nem sabiam que poderiam fornecer pra CSP. A oportunidade que a gente tem aqui é pra fortalecer esses pequenos negócios e eles estarem preparados para esse mercado que surge agora”, revelou, Alice Mesquita, articuladora do Sebrae/CE.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da CSP