“Ariadne – Cartografias de um Labirinto”: Espetáculo integra programação do mês de aniversário de 112 anos do TJA

14 de junho de 2022 - 14:49 # # # # #

Ascom TJA - Texto

A peça é uma realização da Companhia Crisálida de Teatro, tendo estreado o espetáculo em formato audiovisual e agora realiza sua primeira temporada presencial

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe neste mês de junho o espetáculo “Ariadne – Cartografias de um labirinto”. As apresentações seguem nos dias 15 e 22 de junho, na Sala de Teatro Nadir Sabóia, no prédio Anexo – CENA.

As sessões acontecem às 20h. O espetáculo é uma realização da Companhia Crisálida de Teatro, que agora se apresenta de forma presencial, tendo estreado em formato audiovisual. A montagem integra a programação do mês de aniversário de 112 anos do Theatro José de Alencar.

“Ariadne – Cartografias de um Labirinto” faz uma releitura do mito grego em conexão com a atualidade. Por meio de uma experiência sensorial, a peça convida todos a se colocarem no trajeto de “Ariadne”, o alter-ego do deus do teatro Dionísio, a senhora do Labirinto, dona do fio da intuição.

Num mundo em ruínas, ao desvendar tragédias familiares e conflitos pessoais, a personagem mitológica vive a busca de se encontrar com a sua força interior. A cena propõe ampliar e ressignificar algumas questões que o mito traz, tais como o amor, o medo, a morte, a prisão, o abandono, a dor que habita os silêncios, a violência contra a mulher, a complexidade das relações políticas e sociais, e a necessidade humana de sobreviver.

O espetáculo foi escrito e dirigido por Juliana Veras e é objeto de pesquisa do seu Mestrado Profissional em Artes junto ao Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/PPGARTES-IFCE. A peça tem pesquisa com Elaine Cristina, Eloiza Temóteo, Jéssy Santos, Ohana Sancho, Paulo de Souza e Rafaely Santos, que juntos compõem, com Juliana, a Companhia Crisálida.

A peça de teatro viveu o período do seu processo de criação em plena pandemia mundial da Covid-19. A versão em vídeo do espetáculo foi exibida na tela do Cineteatro São Luiz, de forma pioneira, para o público de cinema, inaugurando o formato de teatro-cinema projetado pela primeira vez na casa. O espetáculo já foi assistido no Youtube, Teatro Dragão do Mar, Cuca Barra e na Casa Absurda.

Serviço

Temporada do espetáculo “Ariadne – Cartografias de um Labirinto”, da Companhia Crisálida de Teatro
Dias: 15 e 22 de junho (quartas-feiras)
Sessões: 20h
Local: Theatro José de Alencar – Sala de Teatro Nadir Papi Sabóia, Anexo CENA (entrada pela Rua 24 de Maio, 600 – Centro)
Duração: 40 Minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Vendas antecipadas: site Sympla
Vendas na bilheteria do TJA (espécie/Pix): uma hora antes de cada sessão
* É obrigatória a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19(mínimo de duas doses para pessoas com 12 anos ou mais), acompanhado de documento oficial com foto; o uso de máscaras de proteção é recomendado nos espaços fechados do equipamento