Cearaprev participa do 55º Congresso Nacional da ABIPEM

15 de junho de 2022 - 15:00 # # #

Ascom Cearaprev - Texto

O presidente, o assessor especial de previdência e atuária e um grupo de colaboradores da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) participaram, entre os dias 8 e 10 de junho, do 55º Congresso Nacional da ABIPEM (Associação Brasileira das Instituições Previdenciárias dos Estados e Municípios) e do 4º Congresso Estadual da ACEPREM (Associação Cearense dos Regimes Próprios de Previdência do Estado e dos Municípios). Os eventos foram realizados simultaneamente no Centro de Eventos do Ceará.

Os Congressos contaram com a participação de mais de 1.300 representantes de Regimes Próprios de Previdência Social de todo o país. Na ocasião, o assessor especial de previdência e atuária da Cearaprev, Isaac Figueiredo de Sousa, coordenou a palestra sobre avaliação atuarial, comentando as novas regras de aposentadorias e pensão por morte, alinhadas à sustentabilidade do sistema.

“A recepção da reforma da previdência federal e a instituição do regime de previdência complementar reduzem o gasto do Estado, assim como a implementação de serviços previdenciários digitais, a qual o estado do Ceará foi pioneiro, por meio do aplicativo Cearaprev On-line”, explicou Isaac ao comentar sobre as soluções que podem ser adotadas por outros estados a fim de reduzir o déficit previdenciário.

Estiveram também presentes no evento a equipe do setor de Assessoria de Gestão de Investimentos, assim como o presidente da Cearaprev, João Marcos Maia, que compartilhou com diversas lideranças a sua experiência em relação ao aplicativo Cearaprev On-line e o seu benefício para a previdência social do Estado.