Dragão do Mar recebe IV Noites Brasileiras no próximo final de semana

20 de junho de 2022 - 16:59 # # # #

Ascom Centro Dragão do Mar

Nos dias 24 e 25 de junho, a 4ª edição do festival multicultural traz apresentações gratuitas de Zeca Baleiro, Nayra Costa, Áurea Maranhão, Mateus Fazeno Rock e Unidos da Cachorra, entre outros, encontro com realizadores de festivais e feiras de gastronomia e economia criativa.

Nos dias 24 e 25 de junho de 2022, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a quarta edição do Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil. O festival promete um passeio poético sobre diversas manifestações e traz painel, shows, performances e feira de economia criativa, no Teatro Dragão do Mar e na Praça Verde. Entre as atrações, Zeca Baleiro, Nayra Costa, Áurea Maranhão, Mateus Fazeno Rock e Unidos da Cachorra. Acessível em Libras, a programação é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos nas bilheterias do Teatro (para a programação artística no Teatro) e da Praça Verde (para a programação artística no local), sempre a partir das 14h do dia anterior.

Em respeito aos protocolos para enfrentamento ao coronavírus, para acesso aos espaços do complexo cultural, é preciso que os visitantes com idade a partir de 12 anos apresentem o passaporte vacinal com a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante) e o documento de identificação com foto. O uso de máscara é recomendado.

Em sua quarta edição, o Noites Brasileiras é motivado pelo encontro afetivo entre povos e territórios. Será um olhar sem rótulos e livre sobre a cultura do Ceará e do Maranhão e um convite ao encontro estético e artístico desses dois estados. “O Noites Brasileiras vai além de ser um festival, ele se apresenta como um espetáculo único, com uma narrativa, onde fazemos um passeio poético pela diversidade das manifestações artísticas, das tradições ao contemporâneo”, diz o ator e produtor cultural William Mendonça, idealizador e curador do projeto. “Estamos trazendo maranhenses para, junto com os cearenses, contar uma história”.

Atrações

A abertura será no Teatro Dragão do Mar, no dia 24, às 18h, com solenidade seguida de “Zabumba”, espetáculo musical da cearense Andréia Pires que reúne linguagens diferentes para narrar a história de uma família de agricultores que viaja em um pau-de-arara por diversos estados do Nordeste, embalada por seus ritmos. Na sequência, começa a programação na Praça Verde. A DJ Luh Del Fuego, do Maranhão, dá as boas-vindas com sua fusão sonora entre a tradição e as novas pesquisas eletrônicas.

O espetáculo continua com shows de três representantes femininas do Ceará, Maria Antônia, Bruna Ene e Nayra Costa, de origens, influências e trabalhos artísticos distintos, ressaltando o ‘DNA’ do festival que prima pela igualdade e equidade de gênero. A tradição da dança, do canto e da percussão do Tambor de Crioula está no Noites Brasileiras com o Tambor das Marias da Casa de Mestre Felipe, com integrantes do Ceará e do Maranhão, e a apresentação de Zeca Baleiro encerra a primeira noite com uma homenagem ao Maranhão. Atualmente circulando o país com o show intimista “José”, o cantor e compositor maranhense traz ao Noites Brasileiras um show de hits.

A fim de dar continuidade aos diálogos aberto sobre o mercado dos festivais, ao longo das edições, o IV Noite Brasileiras traz, no sábado (25), às 9h30, no Teatro Dragão do Mar, representantes de festivais de diferentes regiões do país para um painel com o tema “Futuro dos Festivais: Relação do Artista com os Territórios”. Entre os projetos com representantes confirmados: Luciana Simões (Festival BR 135, do MA), Ana Morena Tavares (DoSol Festival, do RN), Guilherme Tavares (Favelas Sounds Festival, do DF), Sara Loiola (Festival Yalodê, do DF), Simone Marçal (Formemus e Marien Calixte Jazz Festival, ambos do ES), Daniel Morelo (Formemus, Marien Calixte Jazz Festival e Sorvetinho FM, do ES), Ivanna Tollotti (TUM Sound, de SC), Mirella de Luca (empresária do

ramo cultural em SP), Nilde Ferreira (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga) e, como mediador, William Mendonça (festivais Noites Brasileiras, Ecléticos e Festa do Sol, do CE). A Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN) estará representada por sua presidente Ana Morena Tavares (RN) e a vice-presidente, Sara Loiola (DF).

No sábado (25), a programação artística começa na Praça Verde com a banda Donaleda, uma das maiores representantes do reggae no Ceará, que terá no show a participação do cantor Andread Jó, um dos fundadores da banda em 2001, em carreira solo desde 2005. Em seguida, no clima dos festejos de São João, o Noites Brasileiras traz a quadrilha Junina Passagem, grupo tradicional do distrito de Passagem, em São Gonçalo do Amarante, em atividade há 25 anos. “Foi uma feliz coincidência realizarmos o Noites Brasileiras nesse período, já que não é um evento junino, mas é um projeto que busca justamente promover esses encontros das tradições e das novas manifestações artísticas”, diz William Mendonça.

Ainda na vertente das tradições, a cantora, compositora e atriz cearense Fabíola Liper faz um Tributo ao Mestre Antônio Vieira, compositor e cantor maranhense falecido em 2009 aos 89 anos. Mestre Vieira deixou um rico acervo de mais de 400 composições que refletem suas raízes e os ritmos populares do Maranhão, como o bumba meu boi e o tambor de crioula.

Entre as atrações, a DJ Priscilla Delgado, também curadora do festival, convida o público a curtir diferentes ritmos como o samba, a música popular brasileira, tradicionais do Carnaval, a música eletrônica, entre outros sons latino-americanos. Já a atriz Áurea Maranhão apresentará o “Manifesto Rastro”, um trabalho teatral performático em perna de pau, apresentado junto à plateia.

Logo depois, com o show “FNZROCK”, Mateus Fazeno Rock traz seu “rock da favela”, com músicas autorais que contam com as participações especiais de Mumutante, Larissa Ribeiro, Rafa Lima e da Dj Viúva Negra. Para matar a saudade do Pré-Carnaval nas ruas de Fortaleza e fechar a programação com chave de ouro, o bloco Unidos da Cachorra animará a Praça Verde com muito samba e ritmos afins, apresentação que também contará com a participação de Luiza Nobel e Sâmya Kássia. Além dos shows, a Praça Verde do Dragão do Mar será espaço também de gastronomia e produtos artesanais na Feira de Economia Criativa.

Acessibilidade e Inclusão

Como ferramenta de acessibilidade, toda a programação artística e o painel contarão com tradução em Libras. A Comunidade do Poço da Draga vai atuar no Noites Brasileiras em ações de responsabilidade socioambiental e relação com o entorno. Será sugerida ao público a doação de 1kg de alimento e o volume arrecadado será repassado à comunidade do Poço da Draga, entre outras instituições.

PROGRAMAÇÃO

24 de junho (sexta-feira)

18h – Teatro Dragão do Mar

Cerimonial de Abertura – Espetáculo Zabumba, de Andreia Pires (CE)

19h – Praça Verde

Feira de Economia Criativa

19h30
DJ Luh del Fuego (MA)

Maria Antonia (CE)

Bruna Ene (CE)

Nayra Costa (CE)

DJ Luh del Fuego (MA)

Tambor das Marias da Casa de Mestre Felipe (CE + MA)

Zeca Baleiro (MA)

25 de junho (sábado)

9h30 – Teatro Dragão do Mar

Painel – “Futuro dos Festivais: Relação do Artista com os Territórios” com representantes dos festivais TUM Sound (SC), Festival BR 135 (MA), Favelas Sounds Festival (DF), Formemus (ES), Marien Calixte Jazz Festival (ES), Sorvetinho FM (ES), De Luca (SP), Festival Yalodê (DF) e DoSol Festival (RN), Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), Noites Brasileiras (CE), Ecléticos (CE) e Festa do Sol (CE) e da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN).

17h – Praça Verde

Feira de Economia Criativa

DONALEDA (CE), com participação de Andread Jó (CE)

Quadrilha Junina Passagem (CE)

DJ Priscilla Delgado (CE)

Tributo ao Mestre Antônio Vieira, de Fabíola Líper (CE)

Performance MANIFESTO RASTRO, com Áurea Maranhão (MA)

DJ Priscilla Delgado (CE)

Mateus Fazeno Rock (CE)

Unidos da Cachorra (CE), com participações de Luiza Nobel (CE) e Sâmya Kássia (CE)

Sobre o IV Noites Brasileiras

A cultura popular tradicional e os mais novos experimentos estéticos contemporâneos do Ceará e do Maranhão se encontram nos dias 24 e 25 de junho no IV O IV Noites Brasileiras é uma realização da WM Cultural, com o apoio institucional do Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), com financiamento via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Agradecimento: Coca-Cola sem Açúcar. Coprodução: Associação Cênica,

Parceria: Provídeo | Lugar Artevistas.

Serviço:

IV Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil
Dias 24 e 25 de junho de 2022 (sexta-feira e sábado)
Hora: Shows dia 24 (sexta) a partir das 19h e no dia 25 (sábado) a partir das 17h, com entrada permitida até as 20h, na Praça Verde

Painel sobre “Futuro dos Festivais”, no sábado, às 9h30, no Teatro Dragão do Mar.
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria do Teatro (para o evento de abertura no dia 24, com espetáculo Zabumba, a partir das 14h do dia 23, com limite de 271 lugares) e na bilheteria do Planetário do Dragão do Mar (para os shows da Praça Verde, nos dias 24 e 25, a partir das 14h do dia anterior, com limite de 3.000 lugares)
Mais informações: Bilheteria do Dragão do Mar (85) 3488-8617 (de terça a domingo, das 14h às 20h)