Porto Iracema das Artes realiza exibição do documentário “Ocupação Carlos Marighella”, seguida de bate-papo com diretores

21 de junho de 2022 - 10:51 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre nesta quarta-feira (22), às 19h, no Auditório da Escola

Nesta quarta-feira (22), às 19h, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza mais uma edição do Cineclube Âncora, desta vez com a exibição do documentário “Ocupação Carlos Marighella”, seguida por um bate-papo com os diretores Letícia Nunes e Lúcio Alves. A atividade, que ocorre no Auditório da Escola, é gratuita e aberta ao público.

O documentário audiovisual conta a história de 85 famílias que, em meio a pandemia da Covid-19, participaram da ocupação Carlos Marighella, localizada no bairro Mondubim, na luta por moradia em Fortaleza.

Letícia Nunes, uma das diretoras do filme, conta que foi muito desafiador produzir o material, principalmente no contexto em que ele foi feito. Ela explica que o intuito principal do documentário foi dar visibilidade para as famílias que buscavam seus direitos básicos e também apontar uma temática que precisa ser debatida.

“Foi muito emocionante poder documentar a Ocupação Carlos Marighella, pois não tinha como documentar aquela luta das famílias sem se envolver com elas. Cada uma tinha suas particularidades, dores, suas próprias vivências e visões de mundo” relata a diretora.

Sobre os diretores

Letícia Nunes
Atua na área da cultura desde 2018 como produtora cultural, fotógrafa e brincante, tem se motivado cada vez a estudar audiovisual e o documentário foi seu primeiro trabalho na área.

Lúcio Alves
É brincante da cultura Popular, economista ecológico, mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Militante da Terra Liberta/FOB

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Porto Iracema das Artes realiza exibição do documentário “Ocupação Carlos Marighella”, seguida de bate-papo com diretores
Data: 22 de junho (quarta-feira), às 19h
Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público