Dipas/Supesp realizará planejamento de ações para avaliação do Programa Proteger

23 de junho de 2022 - 17:14 # # #

Ascom SSPDS

Em reunião realizada na sede da Secretaria Regional VI (SER VI) da Prefeitura de Fortaleza, no bairro de Messejana, representantes da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) estiveram reunidos com o secretário da regional para deliberar sobre o planejamento das ações de monitoramento e avaliação dos microterritórios onde estão localizadas as bases do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco (Proteger).

Participaram da avaliação técnica a diretora da Dipas, Manuela Cândido, as assessoras Giovanna Santiago e Priscila Rodrigues, e o secretário da SER VI, coronel Túlio Studart. Na ocasião, foi discutido sobre o mapeamento de equipamentos e serviços públicos disponíveis às populações no entorno das bases a fim de subsidiar as ações e alcance da política pública. “O objetivo é ampliarmos o alcance desse programa e diagnosticar os pontos estratégicos que precisam ser focados para melhoria dos serviços à comunidade como saúde, educação e habitação”, explicou Manuela Cândido.

Um dos próximos passos é a visita às comunidades que abrigam as bases do Proteger para realização de entrevistas, pesquisas e estudos para mapeamento de todo o entorno local e traçar um perfil socioeconômico e cultural.

O Proteger como estratégia

Ocupação de território, aproximação comunitária, diálogo, aplicação da lei são atividades constantes realizadas por policiais militares que compõem as bases do Proteger. Os PMs são peças fundamentais nessa política de segurança pública implementada e coordenada pela SSPDS.

O Proteger tem como principais filosofias de atuação a integração das Forças de Segurança e a aplicação de pesquisas e tecnologias para o mapeamento de áreas, a partir do que apontam os indicadores criminais. O trabalho estratégico da Supesp-CE vem criando o diagnóstico a partir desse mapeamento com sistemas, estudos e pesquisas necessárias para a atuação policial.