Alunos-soldados da PMCE apresentam-se nos locais de formação

24 de junho de 2022 - 17:08 # # # # #

Ascom Aesp

Os 2.415 alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará se apresentaram, nesta sexta-feira (24), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e em 39 Batalhões da PMCE para dar início ao curso de formação.

Esta é a primeira atividade oficial após o ato de admissão, publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (23), e marca o ingresso dos novos militares à caserna, onde aprenderão os valores militares, como a hierarquia e a disciplina, além de técnicas operacionais; e serão forjados homens e mulheres que terão como missão garantir a ordem pública, servindo e protegendo a sociedade cearense, mesmo com o risco da própria vida.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, explicou que esta é a primeira turma no novo modelo de formação, após a alteração na Lei Estadual nº 13.729. Agora os aprovados no certame já iniciam o curso como militares estaduais, na condição de alunos-soldados. Ele destaca que este primeiro dia é de alinhamento, para que os alunos conheçam seus coordenadores, monitores e recebam instruções importantes sobre o Curso de Formação de Soldados (CFSD), já que as aulas serão iniciadas somente na próxima semana.

“Hoje eles já estão sendo orientados pelos seus coordenadores e monitores, porque é uma mudança na vida desses jovens eles passarem a se conduzir dentro dos ditames da legislação que rege a vida militar. Então a nossa responsabilidade inicial não é somente tratar das disciplinas em sala de aula, mas também orientá-los a como se conduzir na vida castrense, na vida policial militar, de maneira que eles possam seguir sempre se orientando pelo que a nossa legislação orienta”, pontuou Clairton.

Mesmo na direção da Academia, coronel Clairton participa pessoalmente da formação dos novos militares, coordenando o Pelotão 01 do CFSD. Para o oficial, que já tem 30 anos de serviços prestados à corporação e vasta experiência na área da docência, esta é uma oportunidade de contribuir ainda mais com a formação dos policiais.

“Eu já estou dentro das salas de aulas ao longo da minha carreira, acho que eu praticamente já dei aula para todos os cursos de formação e em todos os postos e graduações. Acho que fechei meu ciclo na docência, e quero utilizar essa experiência também para levar para esses jovens o conhecimento, aproximar ao máximo o conhecimento teórico da atividade operacional de rua para que eles possam perceber realmente como é a atividade policial militar, no sentido de que estejam sempre melhores preparados para servir o povo cearense”, pontuou Clairton Abreu.

Novos Militares

Laísa Melina Moreira de Lima, de 28 anos, é uma das alunas do CFSD que iniciam hoje sua vida militar na Aesp. Apesar de não ter nenhuma vivência militar, ela conta que está preparada para fazer essa transição. “É difícil a gente que é civil se adequar, mas eu acho muito bonito a hierarquia, o comprometimento com as regras, é muito bonito de se ver. Porque por mais que a gente veja que a disciplina é muito rigorosa, mas a disciplina no dia de hoje é muito importante para sociedade. Se todo mundo cumprisse o que é para cumprir, todo mundo teria uma vida melhor”, pontua.

A jovem é mãe atípica de um menino de 3 anos e fala das dificuldades que superou para conseguir o tão sonhado ingresso na PMCE. “Eu estudava em casa, mas aí depois eu vi que minha rotina melhorou quando eu fui para uma sala de estudo do cursinho. Eu deixava meu filho na creche de manhã e como era muito próximo do cursinho eu já ia para o cursinho, passava o dia lá e só saia quando ele ia sair da creche… É bem complicada a nossa rotina, porque o curso vai ser puxado e quando eu chegar em casa vai ser mais puxado ainda. Mas, minha expectativa é de realmente cumprir o dever, cumprir o curso, me formar uma boa policial e ser uma ótima servidora do estado do Ceará”, revela a aluna do 10º Pelotão do CFSD.

Aluno-soldado do pelotão 14, José Edivan Avelino Rodrigues Filho é graduado em Física e antes de prestar o concurso para a Polícia Militar do Ceará era professor da Rede Estadual de Ensino. Ele conta que seu contrato era como professor temporário e quando foi encerrado soube que seria lançado o edital para a PM e decidiu se inscrever. “Vendo esse edital, eu meditei, pensei, e vi que era algo que eu queria. Eu decidi estar aqui! Sabia que seria necessário haver uma mudança em toda a minha vida, em toda a minha rotina, e na forma de se portar, e optei pela carreira policial militar também… Comecei a estudar, do edital até a prova foram quatro meses e meio, mais ou menos, graças a Deus logrei êxito na aprovação e hoje estou aqui realizando um sonho, em busca do objetivo de ser policial militar”, declarou.

Perguntado sobre as expectativas para o curso, o jovem de 24 anos, é incisivo em sua resposta. “Eu posso dizer qual é o objetivo!? Meu objetivo, primeiramente, é continuar me especializando… Conseguir sempre evoluir e passar para novas patentes… eu quero permanecer aqui pelo resto da minha vida, já escolhi isso!”, pontuou o aluno-soldado Edivan.

O Curso de Formação

O Curso de Formação tem duração de aproximadamente 6 meses e os alunos terão 10 horas/aula diariamente, de segunda a sábado, acompanhando disciplinas de Atendimento Pré-hospitalar; Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente aos Grupos Vulneráveis; Ética; Direitos Humanos; Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras); Mediação e Resolução de Conflitos; Psicologia das Emergências; Fundamentos de Direito Administrativo, Civil, Constitucional e Penal Militar; Policiamento Comunitário; Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar; Tecnologia da Informação e Comunicação Operacional; Policiamento Comunitário; Policiamento Ostensivo Geral em Viatura; Procedimentos Operacionais da PMCE e Tiro Policial Defensivo, dentre outros temas.

As aulas acontecem simultaneamente na sede da Aesp e em Unidades da PMCE, distribuídos nos municípios de Fortaleza; Caucaia; Maracanaú; Paracuru; São Gonçalo do Amarante (Pecém); Maranguape; Sobral; Tianguá; Canindé; Crateús; Itapipoca; Russas; Jaguaribe; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Quixadá; Iguatu; Tauá e Crato.