Íris recebe alunos de Escola de Educação Profissional de Redenção para visita técnica
24 de junho de 2022 - 16:24 #administração #alunos #Casa Civi #comércio #novas tecnologias
Gabriela Vieira - Ascom Íris Texto
Amélia Gomes - Ascom Íris Fotos
Na manhã desta sexta-feira (24), o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará recebeu alunas e alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa, da cidade de Redenção. As turmas de 2º ano dos cursos de Administração e Comércio conheceram um pouco sobre a criação do Íris, a estrutura, a missão e as equipes do Laboratório.
Durante o encontro, o cientista-chefe de Dados e Transformação Digital do Governo do Ceará, José Macêdo, e a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, compartilharam com os presentes as experiências adquiridas em mais de dois anos de Laboratório nas mais diversas áreas.
José Macêdo contextualizou o desenvolvimento do Íris como um espaço para testar mudanças e experimentar. “O Íris representa uma visão nova do que a gente quer olhar, no caso específico da Casa Civil, uma nova visão para o cidadão. A gente quer mudar a perspectiva de como o governo interage com o cidadão. Esse é o nosso objetivo principal e então a gente criou esse Laboratório, um lugar onde se faz experimentos e testes”, explica.
“Os laboratórios são esses espaços de exceção dentro de governos, para que a gente possa experimentar novas tecnologias, novas formas de trabalho, novas ferramentas e até novos comportamentos. E então se torna esse espaço seguro, essa zona onde podemos testar e tomar algum risco na busca por entregar melhores políticas públicas”, complementa Jessika.
As turmas de alunos foram acompanhadas pelo coordenador Diego Guerra e pelos professores Rafael Castro e Iolanda Balduino. “A gente acredita que a inovação move o mundo e é fundamental para que o setor público e o setor privado possam se desenvolver cada vez mais. Com certeza a experiência que tivemos aqui hoje é muito enriquecedora para os nossos alunos, que serão o futuro da nação, futuros operadores dos processos de gestão pública, por exemplo. Esse experimento de alinhar experiência e prática do dia a dia é extraordinário”, pontuou Diego.
Entre os presentes, o aluno Pedro Leonardo, 16, do 2º ano de administração, que foi o vencedor do quiz da Transformação Digital, dinâmica proposta pelo Íris com os alunos. “Foi algo muito inovador, onde pude aprender bastante, ainda mais estando relacionado à área de tecnologia. É muito satisfatório ver vocês tão focados, tanto em nossa evolução como jovens, como nas pessoas abaixo da linha da pobreza. É muito bom saber que vocês estão fazendo serviços para melhorar a sociedade em que vivemos”, celebrou Leonardo.