Porto do Pecém é um dos vencedores do Prêmio Portos + Brasil

24 de junho de 2022 - 15:11 # # # # #

Áquila Leite e Celso Tomaz - Ascom Complexo do Pecém Texto

No ano em que completou duas décadas de história e alcançou o segundo lugar no ranking de movimentação dos portos multicargas do Nordeste, o Porto do Pecém celebrou, na noite dessa quinta-feira (23), mais uma importante conquista. Isso porque o terminal portuário cearense foi agraciado em duas categorias na 3ª edição do Prêmio Portos + Brasil, promovido pelo Ministério da Infraestrutura para reconhecer a excelência na gestão dos portos brasileiros.

Em cerimônia realizada no Clube Naval, em Brasília, o Porto do Pecém conquistou a primeira colocação na categoria “Crescimento da movimentação TUP – Granel Líquido”, em decorrência dos excelentes resultados alcançados. Para se ter uma ideia, em 2021, o Pecém movimentou 3.352.255 toneladas de granel líquido, o que representou 15% de toda a sua movimentação anual.

Além disso, o Ministério da Infraestrutura também reconheceu o terminal cearense com o terceiro lugar na categoria “Crescimento da movimentação TUP – Granel Sólido Mineral”. Em 2021, mais de 9,8 milhões de toneladas de granel sólido foram movimentadas no terminal portuário cearense, com destaque para os combustíveis minerais e minérios, uma alta de 27% ante o resultado de 2020.

“Foi o esforço, o comprometimento de uma série de profissionais, das mais variadas áreas, que fez de 2021 o melhor ano da história do Porto do Pecém, com uma movimentação recorde de cargas. Um resultado histórico que nos trouxe até aqui, que coroa o trabalho do nosso time no principal Prêmio do segmento portuário no Brasil. Minha gratidão a todos que fazem o Complexo do Pecém”, celebrou Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém.

Criado em 2020 pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), do Ministério da Infraestrutura, o Prêmio Portos + Brasil é uma forma de avaliar o trabalho de autoridades portuárias e de gestores de terminais. “A boa gestão tem caráter sistêmico. Estamos comemorando a premiação da meritocracia, das boas práticas de governança e de transparência”, afirmou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mário Povia.

Recorde histórico

Em 2021, pela primeira na sua história de 20 anos, o Porto do Pecém superou a marca de 20 milhões de toneladas de cargas movimentadas em um único ano. Ao todo, 22.400.202 toneladas passaram pelo terminal portuário cearense ao longo do período, um recorde absoluto para o setor portuário do Ceará.

Com o resultado, o Porto do Pecém subiu da terceira para a segunda posição no ranking de movimentação dos portos multicargas da região Nordeste, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Não à toa, a quantidade de embarcações que passaram pelos berços do Pecém saltou de 648, em 2020, para 811, em 2021. Essa foi, inclusive, a maior movimentação anual de navios na história do terminal portuário cearense.