“Protocolo de Prevenção de Quedas” diminui riscos de acidentes durante internação

24 de junho de 2022 - 15:31 # # # #

Valéria Alves - Ascom HRC Texto
Divulgação Foto

Maioria de pacientes assistidos é de idosos que procuram atendimento hospitalar por queda que sofreu dentro da própria casa

Nesta sexta-feira (24), celebra-se o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para chamar a atenção da sociedade quanto aos acidentes, comumente sofridos pela população com idade a partir de 60 anos. Maior fragilidade do organismo e uso de medicação contínua em decorrência de comorbidades como cardiopatia, hipertensão e diabetes estão entre os fatores que facilitam as quedas. Soma-se, ainda, a falta de uma estrutura domiciliar adequada para atender quem possui mobilidade reduzida.

No Hospital Regional do Cariri (HRC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), a maioria dos idosos que dão entrada por eventos do tipo sofreu o acidente dentro da própria casa. Somente no mês de maio, dos 66 pacientes assistidos em uma das alas da Traumato-Ortopedia, 18 foram idosos que sofreram queda da própria altura, no próprio lar, realizando atividades domésticas.

“É necessário dar uma adequação a essa residência para minimizar a possibilidade de queda, porque esse risco existe a todo momento. É indicado, por exemplo, manter iluminação adequada dos cômodos, retirar tapetes e colocar barras e piso antiderrapante no banheiro”, orienta a coordenadora de Enfermagem da Traumato-Ortopedia, Érika Rafael.

Protocolo de prevenção
O HRC e demais unidades geridas pelo ISGH têm instituído o Protocolo de Prevenção de Quedas, uma série de ações que toda a equipe multiprofissional de assistência realiza na intenção de diminuir os riscos do paciente sofrer uma queda durante o período de internação.

De acordo com Camila Peixoto, gerente de Qualidade e Segurança do ISGH, em breve, os riscos serão estratificados com base na Escala de Morse, composta por seis critérios, em que cada um é avaliado por pontuação que classifica a ocorrência como leve, moderada e alta.